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"Miles na época do disco "In a Silent Way" |
Em
1967 aos quarenta anos de idade,
Miles Davis estava atento ao que vinha acontecendo no mundo da música.Do funk de
James Brown à
psicodélia,do
blues pesado ao
Canterbury,do som de
Detroit à explosão
pop,nada escapava de sua observação,filtrando tudo e a todos à sua maneira. Entre
1966 à
1968,o músico havia se juntado à um grupo de jovens músicos talentosos e inovadores:
Herbie Hancock,
Wayne Shorter,
Ron Carter,
Chick Corea,
Dave Holland,
Joe Zawinul,
Tony Williams e
John Mclaughlin. Em
1968,a música negra começava a atingir uma grande parte do mercado fonográfico apresentando nomes como
Jimi Hendrix e
Sly And Family Stone. Enquanto isso
Miles Davis se considerava pronto para a próxima investida:Eletrocutar o
Jazz,fazendo do gênero uma extensão do
rock. O primeiro resultado dessa ideia foi o disco
"In A Silent Way". Gravado no início de 1969 e contando com toda a turma já citada. Este foi o primeiro trabalho de
Miles,que realmente se tornaria um divisor de águas para os
puristas do Jazz. As transições translúcidas do Jazzista,direcionavam ao que estava por vir. Em
1970,com o lançamento da obra prima
"Bitches Brew",
Miles Davis deu um salto ainda maior na eletrificação e sonoridade de sua música,graças a contribuição do guitarrista britânico
John Mclaughlin. Era a redenção do
Jazzfusion.O Jazz com guitarra elétrica,baixo elétrico e piano Fender Rhodes.
"Betches Brew",um Lp duplo com temas contagiantes como
"Pharaoh's Dance" "Spanish Key" e
"Sanctuary",foi considerado o marco zero da fusion. Estava lançado em definitivo a corrente do
Jazz Rock. Em
1971,
Miles,começou trabalhando na trilha sonora da cinebiografia do lendário pugilista Afro-Americano,
Jack Johnson(1878-1946).
"A tribute To Jack Johnson",foi
concebido com apenas duas longas faixas,uma de cada lado.É nítida a porrada sonora de
"Right Off" que abre o lado "A" do LP. Dizem que para compor a levada deste tema,
Miles Davis,se inspirou no barulho das rodas de um trem sobre os trilhos,durante uma viagem. Ainda nessa mesma faixa,o trompete do mestre só entra depois de alguns minutos de puríssimos
riffs,saídos da guitarra de
John Mclaughlin. Daí em diante a quebradeira torna-se irresistível,e quem ousaria desafiar uma banda com:
Billy Cobham(Bateria),
Herbie Hancock(Orgão Hammond e Piano elétrico),
Steve Grossman(Saxofone),
John Mclaughlin(Guitarra),o jovem baixista com apenas com 19 anos
Michael Anderson,alem é claro,do próprio
Miles Davis? A capa original desse álbum,é outro item de comentário. Nela o homenageado aparece em gravura por volta de 1910,elegantemente vestido com seu carrão e cercado por belas mulheres. Um fato bastante curioso também marcou a época do lançamento do disco.
Miles Davis,foi até a sala de
Clive Davis,na ocasião diretor da
Columbia(CBS),para exigir um tratamento de pop star,igual ao que a gravadora estava dando às bandas
Chicago Transit Authority e
Blood Sweat & Tears. Ao entrar no escritório do executivo,,
Miles Davis,ao seu modo bem peculiar,disparou: "Esses
Branquelos de
merda,vendem somente três milhões de cópias e foram por mim influenciados,que vendo 500 milhões"!!.
"A Tribute To Jack Johnson",foi a lição mais aprimorada para os discípulos do gênio
Miles,que não perderam tempo:
Mclaughlin e
Cobham,montaram a
Mahavishnu Orchestra,
Chick Corea,agrupou o
Return To Forever,
Tony Williams,formou o
Life Time,
Herbie Hancock,aproveitou tudo o que aprendeu com mestre,e misturou ao funk,na banda
Headhunters(dizem que era exatamente isso,que
Miles,estaria planejando fazer com
Jimi Hendrix),e
Joe Zawinul ao lado de
Waine Shorter,surgiram com o excelente
Wather Report.
Adê Fonseca,
Discografia Básica:
The Tony Williams Life Time: Emergency - 1969/Polydor
Miles Davis: Beatches Brew - 1970/Columbia
Miles Davis: A Tribute To Jack Johnson - 1971/Columbia
Mahavishnu Orchestra:The Inner Mounting Flame - 1971/Columbia
Mahavishnu Orchestra: Birds Of Fire - 1973/Columbia
Herbie Hancock: Head Hunters - 1973/Columbia
Return To Forever: No Mystery - 1975/Polydor
Weather Report: Heavy Weather - 1977/Columbia
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