MILES DAVIS: O rock and roll atingindo em cheio o Jazz

"Miles na época do disco "In  a Silent Way"
Em 1967 aos quarenta anos de idade,Miles Davis estava atento ao que vinha acontecendo no mundo da música.Do funk de James Brown à psicodélia,do blues pesado ao Canterbury,do som de Detroit à explosão pop,nada escapava de sua observação,filtrando tudo e a todos à sua maneira. Entre 1966 à 1968,o músico havia se juntado à um grupo de jovens músicos talentosos e inovadores:Herbie Hancock,Wayne Shorter,Ron Carter,Chick Corea,Dave Holland,Joe Zawinul,Tony Williams e John Mclaughlin. Em 1968,a música negra começava a atingir uma grande parte do mercado fonográfico apresentando nomes como Jimi Hendrix e Sly And Family Stone. Enquanto isso Miles Davis se considerava pronto para a próxima investida:Eletrocutar o Jazz,fazendo do gênero uma extensão do rock. O primeiro resultado dessa ideia foi o disco "In A Silent Way". Gravado no início de 1969 e contando com toda a turma já citada. Este foi o primeiro trabalho de Miles,que realmente se tornaria um divisor de águas para os puristas do Jazz. As  transições translúcidas do Jazzista,direcionavam ao que estava por vir. Em 1970,com o lançamento da obra prima "Bitches Brew",Miles Davis deu um salto ainda maior na eletrificação e sonoridade de sua música,graças a contribuição do guitarrista britânico John Mclaughlin. Era a redenção do Jazzfusion.O Jazz com guitarra elétrica,baixo elétrico e piano Fender Rhodes. "Betches Brew",um Lp duplo com temas contagiantes como "Pharaoh's Dance" "Spanish Key" e "Sanctuary",foi considerado o marco zero da fusion. Estava lançado em definitivo a corrente do Jazz Rock. Em 1971,Miles,começou trabalhando na trilha sonora da cinebiografia do lendário pugilista Afro-Americano,Jack Johnson(1878-1946).  "A tribute To Jack Johnson",foi concebido com apenas duas longas faixas,uma de cada lado.É nítida a porrada sonora de "Right Off" que abre o lado "A" do LP. Dizem que para compor a levada deste tema,Miles Davis,se inspirou no barulho das rodas de um trem sobre os trilhos,durante uma viagem. Ainda nessa mesma faixa,o trompete do mestre só entra depois de alguns minutos de puríssimos riffs,saídos da guitarra de John Mclaughlin. Daí em diante a quebradeira torna-se irresistível,e quem ousaria desafiar uma banda com:Billy Cobham(Bateria),Herbie Hancock(Orgão Hammond e Piano elétrico),Steve Grossman(Saxofone),John Mclaughlin(Guitarra),o jovem baixista com apenas com 19 anos Michael Anderson,alem é claro,do próprio Miles Davis? A capa original desse álbum,é outro item de comentário. Nela o homenageado aparece em gravura por volta de 1910,elegantemente vestido com seu carrão e cercado por belas mulheres. Um fato bastante curioso também marcou a época do lançamento do disco. Miles Davis,foi até a sala de Clive Davis,na ocasião diretor da  Columbia(CBS),para exigir um tratamento de pop star,igual ao que a gravadora estava dando às bandas Chicago Transit Authority e Blood Sweat & Tears. Ao entrar no escritório do executivo,,Miles Davis,ao seu modo bem peculiar,disparou: "Esses Branquelos de merda,vendem somente três milhões de cópias e foram por mim influenciados,que vendo 500 milhões"!!. "A Tribute  To Jack Johnson",foi a lição mais aprimorada para os discípulos do gênio Miles,que não perderam tempo: Mclaughlin e Cobham,montaram a Mahavishnu Orchestra,Chick Corea,agrupou o Return To Forever,Tony Williams,formou o Life Time,Herbie Hancock,aproveitou tudo o que aprendeu com mestre,e misturou ao funk,na banda Headhunters(dizem que era exatamente isso,que Miles,estaria planejando fazer com Jimi Hendrix),e Joe Zawinul  ao lado de Waine Shorter,surgiram com o excelente Wather Report.
Adê Fonseca,

Discografia Básica:
The Tony Williams Life Time: Emergency - 1969/Polydor
Miles Davis: Beatches Brew - 1970/Columbia
Miles Davis: A Tribute To Jack Johnson - 1971/Columbia
Mahavishnu Orchestra:The Inner Mounting Flame - 1971/Columbia
Mahavishnu Orchestra: Birds Of Fire - 1973/Columbia
Herbie Hancock: Head Hunters - 1973/Columbia
Return To Forever: No Mystery - 1975/Polydor
Weather Report: Heavy Weather - 1977/Columbia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

CLASSIC BOOTLEGS: THIN LIZZY - ENGLAND 1979 WITH GARY MOORE

Os Vinis de Rock e Suas Capas Polêmicas: Unfinished Music 1: Two Virgins - John Lennon & Yoko Ono