A Time Line do Heavy metal com os discos mais importantes no período de ascendência do movimento
Muito ainda tem se falado sobre quem realmente inventou o Heavy Metal.O termo propriamente dito,foi idealizado pelo falecido crítico Lester Bangs,o qual pegou um gancho na letra da canção Born To Be Wild do grupo Steppenwolf,para mencionar em suas resenhas,bandas como Led Zeppelin,Black Sabbath,Uriah Heep,Dust,Grand Funk Railroad,Deep Purple,Blue Cheer,Mountain e tantas outras.Não existe um só inventor.Qualquer uma das bandas citadas,poderíamos dizer que de uma maneira ou de outra criaram o rock pesado. Embora,algumas delas tenham se sobressaído mais que as outras,por praticar um som tocado sempre com os amplificadores na altura máxima,a exemplo do que fez também Jimi Hendrix com seu Jimi Hendrix Experienced
Buscando uma data para que possamos dar início a uma linha do tempo do Heavy Metal,vamos mencionar os discos que contribuíram para uma das correntes mais amadas do rock and roll.Voltamos até 1967 com o álbum Disraeli Gears do Cream. A forma como Jack Bruce,Ginger Baker e Eric Clapton,desenvolveram suas respectivas maneiras de tocar blues,é algo totalmente fora do comum para aquela época. Ainda em 1967,Jimi Hendrix,surgia com Jimi Hendrix Experienced,numa surpreendente inovação de guitarra,inclusive com o uso de pedais.Outra surpresa maravilhosa no mesmo ano foi o Steppenwolf,que lançava seu primeiríssimo e genial homônimo álbum,trazendo a classuda Born To Be Wild,além de Sookie Sookie e The Pusher. No ano seguinte(1968)Jimmy Page,que havia desfeito os Yardbirds,dava as caras com sua nova banda,chamada Led Zeppelin(um nome pesado).Contando com um baterista demolidor,o Led Zeppelin,conseguia tocar blues com muito mais volume que o Cream. Em 1969,Page,Plant,Jones e Bonham,lançam Led Zeppelin II,transformando um blues chamado You Need Love,no primeiro grande hit deles: a pesadíssima Whole Lotta Love. O Uriah Heep,embora considerado também como um dos criadores do Heavy Metal,representava o lado mais trabalhado do movimento ao lado do Deep Purple. Conjuntos os quais traziam em seus trabalhos,um diferencial por apresentar arranjos de órgão Hammond. Sendo que no caso do Uriah Heep,se percebia ainda a questão dos vocais super bem trabalhado.O disco de estreia do Uriah Heep,é de 1970 e chama-se Very..Eavy..Very..Umble,e só pela assustadora capa,demonstra que a banda é mesmo uma das ponta de lança do movimento Metal Pesado. Já o Deep Purple,também em 1970,surge com o seu primeiro álbum,repleto de peso: In Rock. Ainda em 1970 dois grandes representantes da corrente sanguínea do Heavy metal:. Black Sabbath(Black Sabbath) e Climbing,do Mountain. Em 1971 tivemos vários bons discos de Heavy Matal,no entanto,E.Pluribus Funk do Grand Funk Railroad,Paranoid do Black Sabbath e Love It To Death do Alice Cooper,roubaram a cena neste ano,com destaque ainda para Led Zeppelin IV,com Stairway To Heaven-a balada peso pesado que influenciaria toda uma geração de guitarristas a compor pelo menos uma na mesma linha a cada disco de sua banda. Em 1972,School's Out(Alice Cooper),Demons & Wizards e Magician's Birthday(Uriah Heep),Machine Head(Deep Purple) e Black Sabbath Vol 4(Black Sabbath)se destacaram entre os discos mais pesados do ano. Indo pára 1973,mas destaques na linha de peso do rock and roll: Houses of The Holy(Led Zeppelin),Sabbath Bloody Sabbath(Black Sabbath),Beck,Bogert,Appice(o power trio porrada do guitarrista Jeff Beck,ao lado da cozinha mais avassaladora daquele período:Tim Bogert(contrabaixo e Carmine Appice(bateria),além de Billion Dollar Babies(Alice Cooper) e um novato dando as caras:Ted Nugent,com seu debut Call of The Wild. 1974,aparece um trio Canadense com uma bela somzeira,espalhada por todo seu primeiro álbum.Me refiro ao Rush.Enquanto que o Deep Purple,estreava um novo vocalista(David Coverdale) e também um baixista estreante(Glenn Hughes),apresentados aos fãs no LP Burn. Ainda tivemos um quarteto britânico com um guitarrista Alemão endiabrado e um terceiro álbum com o nome de Phenomenon: UFO. Chega o meio da década.1975,pega os fãs do Led Zeppelin de surpresa com um disco duplo fantástico: Physical Graffiti. Tony Iommi e sua turma,trouxeram Sabotage,o Rush,retorna com um novo baterista(Neil Peart) e dois geniais discos de uma só tacada: Fly By Night e Caress Of Steel. Aerosmith,um quinteto vindo de Boston,começa a aparecer para o mundo com seu terceiro trabalho:Toys In The Attic e da Irlanda,uma senhora banda lança dois Lps com uma dupla de guitarrista excepcionais,onde frequentemente solavam jutos: Thin Lizzy com os classudos Jailbreak e Fighting. 1976 apresentou pouco,contudo e marcou presença pesada com Virgin Killer,gravado por cinco garotos vindos da Alamanha e que já tinham na bagagem mais três Lps lançados anteriormente: Scorpions. Também tivemos Cat Scratch Fever. do Ted Nugent,2112 do Rush,embora mais trabalhado em temas,do que propriamente pesado,além de um disco que começa levar o Heavy Metal para uma busca mais extremista do gênero.Me refiro a Sad Wings of Destiny,do Judas Priest. 1977,apesar do Punk Rock,as bandas de metal continuam a se impor. O Judas Priest,está mais pesado do que nunca em Sin After Sin. Os norte-americanos do Angel,despontam com seu terceiro trabalho chamado White Hot. Entra 1978 e os irmãos holandeses Van Halen,estreiam com uma banda do mesmo nome e um espetacular álbum.O guitarrista Eddie Van Halen é o destaque,apresentando novidades na maneira de se tocar guitarras. Em 1979 o mais espetacular dos lançamentos foi Highway To Hell do AC/DC. Vndo da Austrália a banda dos manos Angus e Malcolm Young tinha um currículo fabuloso com cinco ótimos discos lançados antes de Highway To Hell. Outra novidade neste ano,foi um trio bagaceiro com um vocalista rouco tocando contrabaixo de maneira errada para os puristas do instrumento,mas que formou uma das mais belas instituições do rock pesado: Motörhead com o disco Bomber. Ainda em 1979 em Londres,cinco jovens lançaram por conta própria fitas K 7 contendo demos,chamada de THE SOUND HOUSE TAPES.O nome da banda....IRON MAIDEN. Mas isso já é outra história!.
Adevaldo Fonseca(editor)
Comentários
Postar um comentário