Sete álbuns fundamentais pra você entender o rótulo "New Age Music"
O rótulo surgiu no início dos anos oitenta.Porém muito antes,artistas como Mike Oldfield,Michael Quatro e Vangelis Papathanassiou,deram o ponta pé na fórmula que combinava suaves canções com tempero acústico,jazz,base percussiva de orquestras sinfônica,e música eletrônica. A New Age,foi uma descendência clara do rock progressivo e tivera representantes ilustres. Além dos já citados,eu ainda mencionaria nomes a exemplo de Kitaro,Jean Michel Jarre,Stomu Yamachita, Bo Hanson,Will Ackerman e Philip Glass. Bom,pelo menos os mais importantes. A lista é imensa. Alguns críticos,abominaram o movimento,considerando que fãs de New Age,na realidade procuravam por algo extraordinário e não encontravam. Jazz de câmara,talvez? ou talvez uma reciclagem ousada de artistas conceituais tentando uma aproximação com a turma consumidora de álbuns do Pink Floyd,Genesis, Yes,King Crimson,etc. Confesso que particularmente não sou um admirador do estilo,entendendo que a New Age,depois de ouvir umas duas faixas de um LP,acaba se tornando impossível prosseguir ouvindo até o final,dado ao seu minimalismo. Alguns discos importante para que você possa ouvir e entender a hoje fora de moda New Age.
Adevaldo Fonseca(Editor)
* Mike Oldfield: Tubullar Bells(Virgin Records/1973)
Um ousadíssimo projeto pra estúdio feito por este Multi-Instrumentista. Foi a partir daí que a trilha começou a ser explorada.Tubullar Bells,também realizou um grande feito, Estreou a primeira grande gravadora independente. A Virgin Records. Com a logo,desenhada por Roger Dean
* Michael Quatro: In Collaboration With The Gods(U.A/1975)
Integrante da família Quatrocchio,irmão de Suzi e Patti Quatro.Michael,apareceu em disco,um ano antes que Michael Oldfield. Mas somente com este seu terceiro trabalho: In Collaboration With The Gods,é que sua notabilidade ganhou força.
*Stomu Yamashta: Stomu Yamashta's Go(Island/1976)
O disco mais rockeiro lançado no início do movimento.Tentando uma aproximação com a turma do rock,o Japonês Stomu Yamashta,convocou uma turma de músicos geniais,com habilidades que iam do jazz fusion(Al Di Meola)a música eletrônica(Klaus Schulze),intercalados com o rock and roll,representado por Steve Winwwod(Traffic),Michael Sherieve(Santana) e o guitarrista de hard rock Pat Thrall. Um disco espetacular!!
*Vangelis Papathanassiou: Spiral(RCA Victor/1977)
O grego Vangelis,tem vários rótulos no currículo: Ambient Music,Film Score,Space Ambient,Electronic Sound e New Age. E todos se enquadram perfeitamente com seu trabalho,desenvolvido depois que abandonou o grupo pop Aphrodite's Child. Spiral,Albedo 0.39 e a trilha sonora de Chariots Of Fire,representam bem o começo da New Age.
*Bo Hansson: Music Inspired by Watership Down(Charisma Label/1977)
Hansson,era sueco(faleceu em 2010) e em seu primeiro disco,Sagan Om Ringen de 1970,demonstrava uma forte influência erudita,o que acabou fazendo os críticos classificar o trabalho dele como rock progressivo sinfônico. Music Inspired by Watership Down,é seu quarto disco e saiu no mesmo ano que um outro LP lançado por ele,foi circunstancial para o movimento.
*Jean Michel Jarre: Equinoxe(Polydor/1978)
Este francês megalômano,soube juntar estilos diferentes em seu trabalho. Nos discos de Jarre,existem pontuações diferentes a cada faixa ouvida: Rock Progressivo,Synthpop e Ambiant Music. Equinoxe e um outro disco lançado anteriormente chamado de Oxigene,merecem também a classificação New Age.
*Kitaro: Silk Road Suit(kuckuck/1983)
Kitaro é um japonês que soubera como poucos ser um legítimo representante do movimento New Age. Surgiu em 1978 com um o disco Ten Kai. Em 1979,gravou Oasis,se tornando o artista nesta linha com uma popularidade imensa fora do Japão. Silk Road Suite,alem de seus costumeiros sintetizadores,tem arranjos de orquestrais. Um kitsch sinfônico.
Comentários
Postar um comentário