Jon Anderson & Chris Squire: Uma das mais bem sucedidas duplas de compositores do Rock Progressivo,também tivera seus dias de trairagens
Durante o outono de 1968 Jon Anderson,tentava a sorte como cantor em Londres tocando num conjunto que se apresentava com frequência no bar "La Chasse". Alem de cantar,Jon,contribuía com o dono do bar,lavando pratos e limpando o chão em troca de moradia num quartinho nos fundos do estabelecimento. Numa noite,durante seu jantar à base de peixe com batatas,ele observou que um sujeito grandalhão e magro,não lhe tirava os olhos. Ambos foram apresentados por Jack Barrie,dono do "La Chasse",e foi desta forma que John Anderson e Christopher Squire se conheceram. Varando à madrugada os dois vão para a casa de Squire,e lá o baixista começa a tocar uma melodia ao piano,Jon,escreve os versos e num instante está pronta a bela canção "Sweetness",que fez parte do álbum de estreia do YES. Jon Anderson,era inexperiente ao contrario de Chris Squire,que já havia formado o grupo SYN,de onde veio também o guitarrista Peter Banks. Com a ajuda de Banks,os três partiram em busca de um organista e um bateristas e encontraram Tony Kaye e Bill Bruford. Tava reunida uma das mais importantes bandas do rock progressivo britânico,oYES. Parte do sucesso do YES,é devido a dupla Jon Anderson e Chris Squire,celebrizados durante toda a década de 70. Foram tão importantes quando Lennon e McCartney,Jegger & Richards,Gilmour & Waters,Townshend & Daltrey,etc,etc. Porém,entre eles nem sempre tudo foi como nós fãs imaginávamos. Em algumas ocasiões a partir do final dos anos setenta,a amizade de ambos tornou-se ameaçada. Tudo começou com a errônea saída de Rick Wakeman do YES. John Anderson,queria o músico grego,Vangelis,para o posto de tecladista. Chris Squire,fez boca torta num sinal de que não gostou da ideia e afinal quem entrou foi o Suíço Patrick Moraz. Antes,até Eddie Jobson(Roxy Music e futuro U.K)foi lembrado,entretanto Jon Anderson,não aprovou. Apesar de ter gravado um belo LP com o YES,Patrick Moraz,não vinha agradando,embora John Anderson,pretendesse mantê-lo no grupo. Squire,junto com o empresário Brian Lane(que também empresariava Rick Wakeman)arquitetaram para a saída de Moraz,e o retorno de imediato de Wakeman. Anderson,não gostou,mas foram para as sessões de gravação do disco Going For The One. Em1996,o tecladista Geoffrey Downes(também tocou no YES)revelou que todos deviam desculpas à Patrick Moraz. Menos John Anderson. Quando lançaram o álbum seguinte "Tormato",o panorama musical estava mudada. O Rock Progressivo havia perdido espaço para a New Wave e o Punk Rock. "Tormato" fracassou nas vendagens. É um trabalho fraco. Em 1980,a ideia de um disco diferente com um produtor especialista em música pop,não agradou Jon Anderson. Chris Squire,já estava decidido pelo que viria a ser o álbum "Drama". Foi quando o baixista decretou: "Estou indo para Paris trabalhar o novo álbum,quem estiver dentro me acompanhe!". Joh Anderson,foi decisivo: Estou fora. Rick Wakeman,também resolveu que não iria. Pela primeira vez a dupla,literalmente se separou. O YES continuou com Squire,Howe,White e a dupla New Wave The Buggles(Trevor Norn e Geoffrey Downes). John Anderson,lançou seu segundo álbum solo e iniciou uma parceria com Vangelis(o tecladista grego que não foi aceito por Chris Squire)os dois ficaram sem se falar até o final de 1982 quando depois de um suposto projeto por nome Cinema(Squire,Howe,White e Rabin)ter sido abortado,já que não encontravam vocalistas adequados(tentaram até Rodger Hudson,do Supertramp e Robert Plant(este num outro projeto chamado XYZ-ex Zeppelin,ex Yes) que incluía Jimmy Page,Allan White e Chris Squire).Numa certa manhã no comecinho de 1983,Chris Squire,foi até a casa de Jon Anderson,na tentativa de fazer as pazes com o amigo e mostras uma fita K7 com algumas demos do grupo Cinema. Quando chegou na porta,a esposa de Jon,proibiu Chris Squire de entrar avisando a ele que a amizade entre ambos havia acabado. Mesmo assim,com toda sua educação e serenidade,Jon Anderson,saiu ao encontro do amigo e foram ouvir a tal fita no carro de Squire. As demos ouvidas,vieram a fazer parte do LP do Yes,90125,sendo que o nome Cinema,foi esquecido no momento em que Jon Anderson,fez uma exigência pra voltar a tocar junto com Chris Squire: "Que eles voltassem a se chamar novamente YES". Outras picuinhas entre a dupla voltaria a surgir com o passar dos anos,e mais uma vez o YES,veio a rachar,quando Jon Anderson preferiu se juntar aos ex colegas Bill Bruford,Rick Wakeman e Steve Howe,no quarteto Anderson,Bruford,Wakeman & Howe. Tivemos várias partidas e retornos de Jon Anderson dentro do YES,por desavenças com Chris Squire. A última que se tem notícias,se deu em 2012,quando por questões de saúde,o vocalista precisou se ausentar para tratamento por determinação de seu médico,e nem bem foi anunciado seu afastamento,Chris Squire,não perdeu tempo e recrutou o jovem cantor Jon Davidson,que por coincidência tem um timbre vocal por demais semelhante com o do Jon Anderson.
Adê Fonseca(Editor)
Texto Original
Nota: Um outro cantor que andou pelo YES no posto de Jon Anderson,foi o Canadense Bonoit David,que assumiu os vocais entre os anos de 2008 a 2012.
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