ROCK CORSÁRIO:Bootleg do YES com as demos do álbum DRAMA


"Townhouse Studio,Londres"
Concluída a turnê do álbum "Tormato",o Yes se planejou ir á Paris,iniciar os ensaios para um novo álbum. Não chegaram concretizar a ida,uma vez que começaram os desentendimentos sobre como seria o futuro disco. Se por um lado,Chris Squire,Alan White e Stece Howe,queriam mudanças no som da banda. Rick Wakeman e Jon Anderson,eram completamente contra. Não bastasse isto,a Atlantic Records pressionava os músicos,exigindo para que eles trabalhassem com o produtor Roy Thomas Baker(acostumados a parcerias com artistas mais pop). Contudo,eles bateram o pé e continuaram com   Eddie Offord. Squire,Howe e White,optaram por um álbum com um pouco mais de peso,básico. Wakeman e Anderson,não gostaram da ideia. Queriam manter a sonoridade de sempre e se demitiram. Rick Wakeman que pulou fora uma semana depois de Anderson,chegou a comentar em entrevistas que o Yes,sem seu principal vocalista,não seria o mesmo. Os remanescentes em formato de trio,alugaram o Townhouse studios,em Londres e começaram a compor juntos. Chris Squire chegou a pensar em ficar com o vocal solo mantendo o Yes,como um power trio(guitarra,baixo e bateria). Mudou completamente de ideia quando no mesmo estúdio onde gravavam os ensaios,ouviu a dupla The Buggles,registrando seu segundo disco e ficou impressionado com o timbre vocal do cantor Travor Horn e da maneira perfeita que Geoff Downes,executava sua tecladeira. Os dois também eram empresariados por Brian Lane,o mesmo empresário do Yes,que os apresentou à Chris Squire,o qual fez o convite à ambos que aceitaram de imediato. Não demorou e,Squire,Howe,White,Horn e Downes,lançaram o excepcional álbum "Drama",muito bem aceito nos EUA,onde os fãs norte-americanos do Yes,lotaram duas noites seguidas o lendário "Madison Square Garden" em Nova  Iorque.  Ao contrário disso,na Inglaterra as apresentações foram catastróficas,com os fãs ingleses rejeitando a presença de Travor Horn,cantando no lugar de Jon Anderson. "Referente a esse detalhe,vos afirmo que durante as passagens dos clássicos do Yes,gravados nos anos setenta,Travor Horn,os executava muitíssimo bem!! até porque,seu timbre de voz em alguns momentos se assemelhava  bastante com a maneira de cantar de Jon Anderson. Tenho dois CDs bootlegs com estes shows no "Madison Square Garde",e assino em baixo no que acabei de mencionar. Querendo ou não os fãs britânicos,"Drama",é um excepcional LP,mostrando que a partir daí,estava claro as pretensões de Chris Squire,com relação ao disco "90125",o último grande trabalho do Yes. Por sinal que para a gravação de "90125",a história também é bastante intrigante. Este CD pirata,trás as primeiras demos,num total de oito tomadas de áudio(TAKES),do que viriam a ser as faixas originais do LP "Drama". Na realidade o que se ouve,é,Squire,Howe e White,trabalhando retalhos instrumentais de canções ainda incompletas. Porém é algo interessante e prazeroso de ouvirmos três músicos fantásticos trabalhando no interior do Townhouse Studios.

Adê Fonseca,(Editor do blog)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

CLASSIC BOOTLEGS: THIN LIZZY - ENGLAND 1979 WITH GARY MOORE

Os Vinis de Rock e Suas Capas Polêmicas: Unfinished Music 1: Two Virgins - John Lennon & Yoko Ono