BOB GRUEN: Mirando sua lente para o rock and roll
JOHN LENNON: "Conheci John e Yoko em 1971. Éramos amigos e vizinhos em Nova York e durante nove anos consecutivos fui seu fotógrafo pessoal para quando eles precisavam de imagens para publicidades,capas de discos ou simplesmente álbum de família. Gosto de pensar que minhas fotos dizem muito sobre o casal Lennon vivendo em Nova York".
LED ZEPPELIN: "O Led Zeppelin já tocava para plateias enormes e tinha seu próprio avião quando eu os fotografei pela primeira vez. Para muitos,a banda,foi o símbolo da decadência e excesso dentro do estilo de vida do rock and roll. Nos anos 70 não costumava passar muito tempo com eles, porém ouvia dizer que eles eram bastante extravagantes, e chegados a muita farra incluindo festas da pesada. Eles tinham um equipamento de iluminação elaboradíssimo que incluía laser e muita fumaça. Porem fotografá-los nos palcos era um grande problema. A iluminação era bastante escura. Entretanto eu tinha tempo para ajustar minhas lentes já que os shows eram muito longos com solos de guitarra e bateria prolongados".
THE ROLLING STONES: "Vi os Rolling Stones pela primeira vez em 1964 na academia de música de Nova York. Imediatamente me tornei um eterno fã deles,não somente pelo estilo,mas também pelas atitudes e musicalidade. Os Rolling Stones é a banda de rock que todo mundo venera. A maioria dos músicos que eu conheço,busca de alguma forma se parecer com os Rolling Stones. A impressão que eu tenho,é que,eles reinventaram o modo como uma banda deve ser. Ou seja: Com a confiança de Mick Jagger e a altivez de Keith Richards. O perfeito modelo de rock and roll. Eles vem provando que o rock é um estilo de vida e não apenas uma fantasia de adolescente".
SEX PISTOLS: "Malcolm McLaren inspirou-se no som de Nova York na metade dos anos setenta para criar uma banda polêmica. Muitos Disc-Jockeys e muitas pessoas do ramo da música,tinham dificuldades em pronunciar o nome da banda-Sex Pistols-em público. A reputação deles era de jovens excêntricos,estranhos e insuportáveis. Sempre foram nervosos,barulhentos e rudes. Quando usaram propositalmente palavrões na conservadora rede de TV britânica,ficaram famosos da noite pro dia. A imprensa foi toda em cima deles. Este novo estilo confrontador gerou uma grande agitação. Durante um show no Texas,Sid Vicious se meteu numa briga com pessoas na plateia bem na frente do palco;ficou todo ensanguentado e isso parece ter lhe dixado feliz. Eu fiz aquela foto dele no palco pingando sangue. Depois de oito meses,eles se separaram".
BLONDIE: "Qaundo eu vi a Debbie Harry,pela primeira vez logo percebi que ela era muito especial con sua voz forte,uma beleza extraordinária e atitude punk. O Blondie foi um dos primeiros conjuntos que cresceu musicalmente aprendendo na escola CBGB de rock. Eles se tornaram um grupo de fama mundial. Igualmente a outros grupos,começaram aprendendo a tocar. Porem eu lembro claramente quando os vi tocando "Heart Of Glass" pela primeira vez;eles não eram mais parte do cenário vanguardista da cidade de Nova York,mas sim uma banda que estava destinada ao reconhecimento mundial que acabaram alcançando. Debbie chamou tanta atenção como símbolo-sexual do rock que sua gravadora teve que fazer uma grande publicidade dizendo que "BLONDIE é um grupo".
TINA TURNER: "O casal Ike & Tina Turner estavam entre os nomes mais populares que fizeram a ponte entre a soul music e o rock and roll. Muitos atestam que a canção "Rocket 88",composta por Ike Turner,seja a primeira canção rocker. Eles foram as primeiras celebridades que conheci,depois que Ike viu algumas de minhas fotos em 1970 e me encorajou a acompanha-los e fotogtafa-los durante uma turnê. Foi uma experiencia importante para mim. A primeira capa de discos que eu fotografei pra eles foi a do álbum "Nuff Said"(curto essas fotos até hoje. Principalmente a imagem da contracapa. O editor). Tina Turner é uma cantora fantástica e uma dançarina empolgante que se comunica com o público de uma maneira exclusivamente dela".
Nota: Depoimentos tirados do livro de Bob Gruen,lançado em 2007,apropriadamente chamado "Rockers" contendo 220 páginas com 274 fotos de sua autoria devidamente comentadas.
Advaldo Fonseca(editor)
Comentários
Postar um comentário