O sonho frustrado do jovem Phil Collins na participação do lendário álbum triplo "All Things Must Pass"

Certa vez em 1970 na casa de seus pais,o jovem Phil Collins então com apenas 19 anos,não tinha nada pra fazer a não ser assistir o programa Top of The Pop's tomando chá acompanhado de torradas lambuzadas com feijão. Por algum momento o telefone da casa dos Collins tocou. Phil,atende. é seu amigo conhecido por Blaikley que lhe pergunta de imediato: "Você está a fim de ir até o estúdio Abbey Road fazer uma sessão? Parece um sonho pro adolescente Collins que nem pensou duas vezes em aceitar. No  Abbey Road,Phil Collins foi recebido por um tal Martin,na ocasião,motorista particular de Ringo Starr e o responsável por pedir a Blaikley,arrumar um baterista para fazer parte de uma sessão de gravação em Abbey Road. Phil Collins e Martin,entraram no estúdio 2,com Collins de queixo no chão ao se deparar com os músicos que ali estavam numa longa sessão de fotos: Ringo Starr,Mal Evans,Klaus Voorman,o Badfinger,Billy Preston,Peter Drake,Ken Scott,Phil McDonald,George Harrison e o produtor Phil Spector. Eric Clapton havia deixado o estúdio,algumas horas antes de Phil e Martin chegaram. Toda essa dinâmica era a produção do álbum mais popular de George Harrison: "All Things Must Pass". Seu primeiro esforço solo depois dos Beatles. Quando Phil Collins timidamente se aproxima da turma,Martin,o anuncia:"Pessoal! este é o percussionista!" Collins imaginava que realmente iria tocar bateria. Ele jamais se imaginou um percussionista. Não deixou de ser uma surpresa,embora não muito boa para o jovem Collins. Mal Evans( aspone dos Beatles),se aproximou de Phil Collins e lhe mostrou o instrumento: "Meu Jovem,aqui estão as suas congas"(posicionadas entre o kit de Ringo e o órgão de Billy Preston). Por trás de sua percussão e olhando nervoso para Ringo,George,Voorman,e Preston,Collins ouve uma voz vinda do alto do estúdio. "Vamos gravar Art of Dying" se pronunciou o produtor Phil Spector. Phil Collins não conhecia nada dessa canção. Se quer ensaiaram com ele antes. Phil Spector,conta: "1,2,3 gravando!". Como era de se esperar,o debutante em congas erra logo na introdução e começa a ficar nervoso. Pede um cigarro a Billy Preston,que lhe dá com a maior das gentilezas. Conforme eles iam tocando repetidas vezes o nervosismo do percussionista ia aumentando,e mais cigarros filados do Billy Preston ou Ringo Starr. Até que o organista não aguentou e deu um grito: "Caralho,garoto!! compra um maço de cigarros pra você!" Já era noite,e eles continuavam na tentativa de acertar "Art of Dying". Phil Collins estava com fones e passa a ouvir algumas instruções do produtor tipo:"Vamos ouvir bateria e contrabaixo. Agora,somente guitarra e teclados(Spector era super perfeccionista). Enquando isso,o rapazinho das congas,hão para,continua tocando à cada take até que suas mãos se encham de bolhas e começam a estourar. Qaundo finalmente Phil Spector anuncia: "Congas,chegou a sua vez!você ja pode tocar". Foi então que Phil Collins percebeu que ninguém dava a mínima pra ele;nem seu nome,eles sabiam."Seu canalha! eu estou com as mãos ensanguentadas e você se quer me ouviu". Pensou Phil Collins em dizer a Phil Spector,porem não havia como. seria expulso do estúdio(risos). Ringo e Billy que estavam próximos das congas,só faziam rir,penalizados com Collins,que ainda fez o que foi solicitado pelo produtor Spector. Derrepente todos sumiram do estúdio 2. Martin surge para comunicar a Phil Collins que as sessões de gravação haviam encerradas. Algumas semanas depois o baterista recebe pelos correios,um cheque do selo EMI no valor de 15 libras pagos pelos serviços prestados ao Sr. George Harrison.  O próximo passo,foi adquirir o álbum,ogo que ele fosse lançado. Phil Collins encomenda o disco  no sistema pré-vendas. Depois de alguns meses ele recebe finalmente a sua tão esperada cópia de "All Things Must Pass". No caminho de casa já foi deslacrando o disco com a intensão de ler seu nome nos encartes. Ao colocar os olhos nos créditos ele percebe o nomes de todos os que estavam no estúdio  2 com ele,e até outros nomes diferentes. Foi uma decepção pro jovem Phil Collins. Para piorar,ao ouvir a faixa "Art of Dying",ele percebeu que suas congas não estavam nela. Phil Collins foi do êxtase em ter sido convocado para as sessões em Abbey Road,à depressão pela não inclusão de seu nome no encarte do álbum triplo. Magoado,ele resolve esquecer o assunto onde literalmente com as mãos sangrando de tanto tocar congas,ele foi ludibriado por seus heróis de adolescência. No início dos anos oitenta já famoso,Phil Collins reencontra George Harrison num estúdio e tenta  lembrar-lhe sobre as  gravações em 1970 no estúdio 2 em Abbey Road. O beatle, lhe respondeu que não lembrava mais nada daquela época. Alguns anos depois Phil Collins soubera que George Harrison estava vasculhando as fitas de "All Things Must Pass" para um relançamento em CD de luxo comemorando o trigésimo aniversário de lançamento do álbum. Alguns dias depois,ele recebeu um pequeno pacote deixado pelos correios,o tal pacote vinha acompanhado de um bilhete manuscrito por George Harrison: "CARO PHILCOLLINS! SERIA ESTA  GRAVAÇÃO A SUA PARTE EM "ART OF DYING"? COM CARINHO,GEORGE".Collins ancioso,abriu a ambalagem retirou a fita K-7 e foi ouvi-la.  Quando começou a tocar o que ele identificou foi um amontoado de ritmos em descompassos tirados de golpes de congas. Uma verdadeira algazarra. ficou frustrado ao perceber que sua performance havia sido um desastre como percussionista. Seu nervosismo diante de tantas feras do rock and roll,fizeram com que ele golpeasse suas congas freneticamente,tornando evidente seu amadorismo como percussionista. Na mesma fita,se ouvia George Harrison falando com Phil Spector: PHIL?,PHIL?..VOCÊ ACHA QUE PODEMOS TOCAR "ART OF DYING" MAIS UMA VEZ,MAS SEM O GAROTO DAS CONGAS?(risos novamente). Nosso grande baterista do Gênesis,depois de trinta anos na dúvidas sobre o que foi feito de sua participação em "All Things Must Pass",finalmente concluiu que havia sido descartado por George Harrison e Phil Spector. Passado alguns anos,o ex piloto de formula 1 Jack Stewart,amigo de George Harrison e também de Phil Collins depois que este ficou famoso,colocou ambos ao telefone: "Oi Phil Collins! recebeu a fita que te mandei algum tempo atrás?" "george,seu sacana! eu esperei trinta anos pra ter certeza que fui um desastre com as congas e vovê e o Spector me limaram por isso."George Harrison começa a cair na gargalhada e diz a Phil Collins que a fita que ele ouviu,quem está tocando congas e o renomado percussionista Ray Cooder,que a pedido do próprio Harrison,realizou uma tomada de" Art of Dying" tocando propositalmente errado para ser enviada a Phil Collins,tirando sarro com o baterista(uma espécie de pegadinha). No encarte que vem acompanhando o lançamento de "All Things Must Pass" em CD no ano de 2001(sete meses antes de George Harrison falecer),surgiram novas anotações do próprio beatle,e finalmente o erro foi reparado. No novo encarte,George Harrison se reportou da seguinte forma: "Não me lembro disso. Mas aparentemente Phil Collins ainda jovem,participou". O músico ainda guarda a tal fita zoando com ele. Conclusão: Phil Collins e seu par de congas jamais foram aproveitados em "All Things Must Pass".

Adevaldo Fonseca(editor)

Fonte: A autobiografia "Phil Collins ainda estou vivo"

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