|
De cima para baixo:Manito,Pedrinho e Pedrão |
Em 1973,o multi-instrumentista Paulistano
Manito,ex
Os Incriveis(grupo do movimento jovemguardista),e de passagem meteórica pelos
Mutantes(pós
Rita Lee)substituindo
Arnaldo Baptista, Resolve montar uma big band com 12 integrantes exclusivamente para tocar em bailes. Tal projeto,que se chamava Bloco Barbala,reunia músicos tanto da capital quanto do interior Paulista. No entanto Manito acabou desistindo de tudo ao perceber a dificuldade em reunir essa turma toda pra ensaiar. Reduzido à um quarteto,agora eles se chamavam Zappata e mais uma vez,não seguiram adiante,restaram então o próprio
Manito(Teclados,Violino,Saxofone,Piano e Flauta),
Pedrão(Baixo,Viola,Violão e Vocais),e
Pedrinho(Vocal solo e Bateria). Contando com a colaboração do guitarrista
Egídio Conde,eles acabam formando o
Som Nosso De Cada Dia. Realmente a sorte dos rapazes estava mudando. A gravadora
Continental na época investindo tudo no Rock Brasileiro,contrata o trio que lança no ano seguinte produzido por
Peninha Schmidt(nosso
Phil Spector),o LP
"Snegs" o qual na sua totalidade é visívelmente influenciado pelo
Rock Progressivo feito na
Inglaterra,principalmente
Emerson,
Lake And
Palmer,afirmo que esse álbum,é o mais representativo do gênero feito no Brasil. O
Som Nosso De Cada Dia, passa a excursionar pelo sul e sudeste se apresentando sempre em locais lotados, e em festivais à céu aberto como águas claras, e a cada dia,a banda ganhava mais fâs,rivalizando direto com
O Terço,e
Mutantes de
Sérgio Dias Baptista. A rádio carioca
Eldo Pop FM-a primeira rádio rock do Brasil-rodava praticamente todas as faixas de
"Snegs" na sua programação. Essa popularidade toda deu ao grupo credibilidade o suficiente para que fossem escalados fazendo a abertura do show de
Alice Cooper em são Paulo(Anhembi) no dia
30 de Abril de 1974. Isso fez do
Som Nosso De Cada Dia,um dos melhores da América do Sul. Em nosso pais eles reinavam ao lado de
A Bolha,
Moto Perpétuo(que revelou Guilherme Arantes e Cláudio Nucci),
A Barca do Sol,
Terreno Baldio,
Fying Banana,
Erasmo e a
Banda dos Contentes,
Platô,
O Peso,
Rita Lee & Tutti Frutti,
Casa das Máquinas,
Made In Brazil,
Som Imaginário,
Almôndegas(do Kleiton e Kledir),
Ave Sangria,
Paulo Bagunça e a Tropa Maldita,
Secos & Molhados,
Vímana,
Veludo,
Joelho de Porco,e os já citados
Mutantes e
O Terço, entre outros. Nos concertos havia sempre a participação de
Egídio Conde-ainda como colaborador-e de
Marcinha fazendo coro,mas
Manito,logo resolve se despedir dos amigos,alegando outros direcionamentos musicais.
Pedrão e
Pedrinho,efetivam
Egídio,chamam
Dino Vicente para os teclados e mais alguns amigos,reduzem o nome para
Som Nosso e passam a tocar
Rhythm And Blues,lançando em
1977 pela
CBS, um LP homônimo com canções repletas de grooves que acabaram conquistando outros admiradores. O fato é que, quando se menciona o
Som Nosso de Cada Dia,o disco
"Snegs" torna-se referência para quem realmente quer entender o rock progressivo Brasileiro.
Discografia:
Snegs - 1974/Continental
Som Nosso - 1977/CBS
Comentários
Postar um comentário