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Da esqueda para a direita:Bogert,Appice & Beck no Rainbow |
Em
1971,os chamados power trios,ainda estavam em franca atividade,sendo assim,o guitarrista Inglês
Jeff Beck(Geoffrey Arnold Beck),continuava com a idéia fixa de montar uma banda à base de guitarra,baixo,e bateria nos mesmos moldes do
Cream e do
Jimi Hendrix Experience. Para concretizar seu sonho,
Beck foi até América convencer
Tim Bogert(Baixista) e
Carmine Appice(Baterista),ex integrantes do
Vanulla Fudge, à compartilhar seu projeto. Vale ressaltar que,o interesse de
Jeff Beck em tocar com ambos,já vinha desde
1970,logo após a dissolução da primeira formação do
Jeff Beck Group(aquele com
Ronnie Wood e
Rod Stewart). No entanto,o desejo do guitarrista foi interrompido, depois que ele sofreu um gravíssimo acidente automobilístico-Beck é até hoje apaixonado por carros,tem coleção deles-que precisou de um longo período para se recuperar. Por outro lado,como
Bogert e
Appice,já haviam desfeito o
Vanilla Fudge,foram obrigados a montar o
Cactus,enquanto aguardavam pela recuperação de
Beck. Geoffrey Arnold Beck finalmente se recuperou,mas naquela ocasião,foi a vez dele aguardar pelos parceiros,isso porque o
Cactus,estava tendo uma excelente aceitação de crítica e público,com dois bons discos lançados. À Jeff Beck,só restou então uma solução. Reagrupar novamente o
Jeff Beck Group,agora com um novo line up contando com
Cozy Powell(Futuro Rainbow) na bateria. Em meados de
1972,chegava o grande momento.
Beck se livra de uma vez por todas do
Jeff Beck Group,enquanto
Bogert e
Appice,encerram as atividades do
Cactus,dando Início ao tão aguardado encontro de tres músicos excepcionais,que usaram seus próprios sobrenomes(Isso era comum entre alguns grupos na época),para definir um dos maiores
power trios do rock. Surgia o
Beck,
Bogert &
Appice,e logo de cara eles ganham do cantor soul
Steve Wonder,autorização para gravar a canção
"Superstition",como recompensa,
Jeff Beck toca em uma faixa do LP
Talking Book de
Wonder. O
BBA como ficou conhecido,lançou em
1973 um único homônimo álbum contendo verdadeiras pauladas como:
"Lady",
"Black Cat Moan",
"Why Should I Care",e uma belíssima versão para
"I'm So Pround" do soulman
Curtis Mayfield. O trio passou uma boa temporada excursionando,Europa,Usa e uma passagem magnífica pelo Japão,a qual resultou na gravação do duplo ao vivo
BBA LIVE,por muito tempo restrito somente ao mercado japonês. Antes do final do ano,eles cumprem datas no lendário
Rainbow Theatre(hoje pertencente à Edir Macedo),em seguida se isolam numa cidade nos arredores de Londres e através de muita gambiarra elétrica(gato)-a Inglaterra vivia nessa época,um terrível racionamento de energia-eles tentaram gravar o que seria o
BBA2,tornando as sessões de gravação num estúdio improvisado no interior de um chalé,praticamente impossível,isso porque além das dificuldades com o tal do racionamento,era clarividente à falta de interesse de
Jeff Beck pelos trabalhos ou até mesmo em continuar com a banda. Um belo dia,o músico simplesmente abandonou tudo e à todos sem da satisfação,obrigando
Tim Bogert e
Carmine Appice,comprarem as passagens de volta para os Estados Unidos,encerrando desta feita,a breve carreira do
Beck,Bogert & Appice. Em seguida
Jeff Beck influenciado pela
Mahavishnu Orchestra,partiu para uma carreira voltada ao Jazzfusion lançando o excelente disco
"Blow By Blow",produzido por
George Martin.
FORMAÇÃO:
Jeff Beck: Guitarras
Tim Bogert: Baixo
Carmine Appice: Bateria,Vocais
DISCOGRAFIA OFICIAL DO BBA:
BBA: Jeff
Beck,Tim
Bogert & Carmine
Appice - 1973/Epic
BBA Live: - 1973/Epic-Sony
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