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O Focus no estúdio |
A história dos Holandeses do
Focus,tem início em 1969 quando o tecladista e flautista
Thijs Van Leer então com 20 anos,colando grau no conservatório de Amsterdan como pianista clássico e arranjador. O jovem rapaz ainda se especializaria em Instrumentos de sopro,orgão e música renascentista,estudando com o renomado maestro e patrício
Anthony Van Der Horst. Com todos esse predicados,
Thijs Van Leer queria mesmo era formar um grupo de rock semelhante ao Inglês Traffic do organista
Steve Winwood. Foi com essa ideia fixa que ele se uniu aos colegas de conservatório
Martin Dresden(baixista) e
Hans Cleuver(baterista). Os três não conseguiram o objetivo,mas ganharam um convite para tocar como banda de apoio na versão holandesa do musical
Hair. Já contando com a colaboração de
Jan Akkerman(guitarrista,violonista,e um exímio tocador de alaúde)formado na Liceu Music University de Amsterdan,eles ganham um convite para a gravação do primeiro LP:
In And Out Of Focus(1970). Devidamente alcunhados de Focus, eles aproveitam ao máximo o crescimento da popularidade na Holanda,graças ao avulso
"House Of The King",canção instrumental à conseguir um grande feito,alcançando o top ten das paradas.Como o sucesso do disco de estreia não chegou a estourar em Londres e nem nos Estados Unidos,o guitarrista
Jan Akkerman abandona a turma indo tocar num projeto que contava com o batera
Pierre Van der Linden e o contrabaixista
Cyril Haverman. Quando
Thijs Van Leer percebeu que levaria a pior,decidiu fazer companhia à
Akkerman,
Cyril,e
Pierre, mantendo o nome Focus. Esse line up lança em
Moving Waves(1971),mostrando um grupo intrincado,melódico e erudito.
"Eruption",uma suite rock de 23 minutos dedicada a lenda de Orfeu(o filho da música na mitologia grega),ocupa todo o lado (B) do álbum,e é aclamada pela crítica que a considerou uma obra prima com
Pierre Van Der Linden sendo o responsável em 90% por esse tema,ele que já havia integrado a orquestra de ópera da capital da Holanda. Contudo,o grande hit do Lp sem dúvida foi
"Hocus Pocus",com
Van Leer cantarolando a música em Yodel(tradicional gênero musical dos Alpes). 1972 foi um grande momento para o Focus,turnês pela Europa,EUA,shows sempre lotados,paparicação dos críticos:"Eles nem precisam gravar nada em estúdios,pois são absolutamente perfeitos",estampou em primeira página o lendário Melody Maker. Com essa onda toda,eles aproveitam e lançam o excelente duplo
Focus III(1972),trazendo o hit
"Sylvia" que acampa em primeiro lugar por várias semanas nos charts Ingleses e Norte Americanos. Nesse novo trabalho,a banda já contava com um novo integrante,o baixista
Bert Ruiter que entrara no posto de
Cyril Haverman. A entrada do adiposo
Ruiter,gerou um certo desconforto dentro do grupo. O baixista sempre foi mais ligado ao rock 'n' roll,escolado em
Jack Bruce o que acabaria influenciando
Thijs Van Leer e
Jan Akkerman. Quém não gostou nada disso foi
Pierre Van Der Linden e para que as coisas não ficasse insuportaveis,a gravadora resolve colocar no mercado um Live chamado:
Focus At The Rainbow(1973),registrando momentos memoráveis das apresentações no
Rainbow Theater em Londres. Em 1974,
Pierre Van der Linden não aguenta mais as ideias de
Bert Ruiter e pede seu desligamento do Focus,saindo para formar outra excelente banda o
"Trace",ao lado do irmão mais velho
Rick Van Der Linden(ex Ekseption).
Mike Vernon empresário do Focus desde 1972,aparece com uma lista de grandes bateristas,entre eles:
Mitch Mitchell e
Aynsley Dunbar,quém leva a vaga é
Collin Allen(ex John Mayall e Stone The Crows). Com baterista novo,o focus coloca no mercado
Hamburger Concerto(1974),embora o Lp siga a linha dos anteriores,
Bert Ruiter se sobrepõe com frases de contrabaixo cheias de grooves. Com
Mother Focus(1975)eles se rendem por completo às tentações de
Ruiter aderindo ao Rhythm & Blues com pegadas ligeiramente funkeadas em canções com no máximo três minutos e alguns poucos segundos:
"I Need A Bathroom" por exemplo.
Collin Allen havia abandonado à todos no decorrer da gravação de
Mother Focus,obrigando
Akkerman e
Van Leer convocarem de imediato
David Kemper. Em 1976 a Polydor aproveita a maré braba e lança a compilação
Ship Of Memories,contendo sobras de estúdios e versões alternativas para algumas músicas. No ano seguinte já sem a presença de
Jan Akkerman,o Focus esbandalha de vêz lançando o fraquíssimo
Focus Con Proby(1977),contando com o veterano cantor Norte Americano
P.J.Proby-definitivamente o Focus não era mais uma banda instrumental,tinha um crooner de verdade. Estavam também presentes nesse álbum:
Phillip Catherine(guitarra),e
Steve Smith(Journey,na bateria) além é claro de
Thijs Van Leer e
Bert Ruiter. O focus trocava o erudito pelo pop. Em 1978 eles encerraram a carreira, com um retorno em 2002,estando ainda em franca atividade,tendo lançado este ano,um disco com o título de
X. O bom em tudo isso,é que eles retomaram às velhas viagens progressistas.e que continuem dessa forma.
Discos Selecionados:
Moving Waves(1971/Polydor)
Focus 3(1972/Polydor)
Focus At The Rainbow(1973/Polydor-Ao Vivo)
Hamburger Concerto(1974/Polydor)
Ship Of Memories(1976/EMI-Compilação)
Nota: O Focus foi uma das pouquíssimas bandas instrumentais a emplacar canções do gênero nas paradas.Fato esse comparado somente aos conjuntos The Shadows e The Ventures.
Formação atual do focus:
Thijs Van Leers:Key's,Flute
Pierre Van Der Linden: Drums
Menno Gootjes: Guitar
Bobby Jacobs: Bass
Formação Clássica:
Thujs Van Leer: Key's,Flute
Jan Akkerman: Guitar,Alaúde
Bert Ruiter:Bass
Perre Van Der Linden: Drums
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