Três álbuns duplos(ao vivo)que representam momentos memoráveis no lendário "Fillmore East" em New York
São três registros fonográficos que retratam a importância do teatro "Fillmore East" na cidade de Nova York,no comecinho dos anos setenta. Bill Graham,o visionário empresário e articulador cultural,montou três casas de shows importantíssimas para os anos sessenta e setenta: Fillmore East,Fillmore West e Winterland(os dois últimos na califórnia. Foram locais os quais abrigaram uma legião de artistas que começaram a ganhar notoriedade a partir de suas apresentações nestes locais. Saindo do circuito californiano,o Fillmore East por naquela época se encontrar na contagiante cidade novaiorquina,costumava apresentar atrações que não eram exclusivas da "Bay Área" ou do "West Coast Rock". Ao relembrar a história dos Fillmore's(e elas são muitas!)resolvi comentar em rápidas pinceladas,três dos melhores álbuns duplo gravados ao vivo no Fillmore East,e que trazem vertentes diferentes do rock and roll,representadas por duas bandas norte-americanas e uma britânica.
*THE ALLMAN BROTHERS BAND
Ábum: At Fillmore
Lançamento: 06/07/ 1971
Selo: Capricorn Records
Este maravilhoso disco,compila duas noites seguidas da banda dos irmão Allman,tocando no Fillmore East. As datas foram 12 e 13 de Março de 1971. Eu me arriscaria em dizer que foram as últimas turnês do grupo com o guitarrista Duane Allman,antes de seu fatídico acidente de moto que lhe vitimou,ocorrido no dia 29 de Outubro de 1971."Statesboro Blues","Stormy Monday","Hot Lanta","In Memory Of Elizabeth Reed" e "Whiping Post"(com seus 22 minutos de duração repletos de Jam),são os destaques do LP. Sobre a canção "In The Memory Of Elizabeth Reed",seu compositor o guitarrista Dickey Betts,se inspirou no título,após ler numa lápide o seguinte: "R.I.P Elizabeth Jones Reed Napier". Bill Graham,veio a comentar anos depois:"Os moradores nos arredores do teatro que que transitavam em frente dele,se assustavam ao perceberem três caminhões trucker,repletos de amplificadores gigantes,contêineres e um monte de hippies cabeludos carregando guitarras e outros instrumentos. "The Allman Brothers Band At Fillmore" tivera vários relançamentos. Em formato digital,ganhou um CD com alguns bônus extras,incluindo a faixa "Mountain Jam"(com seus mais de 20' minutos).
*CROSBY,STILLS,NASH & YOUNH
Álbum: 4 Way Street
Lançamento: 07/04/1971
Selo: Atlantic Records
Foi praticamente uma semana consecutiva de shows realizados por este genial quarteto de folk rock,com um detalhe a ser dito: As apresentações no Fillmore East,aqui registradas,foram realizadas de 02 a 07 de Junho de 1970,embora,aqui também constem shows gravados no teatro "The Forum"(Los Angeles) e em Chicago(Chicago Auditorium). Era a turnê do brilhante Álbum "Déjavù". Bill Graham:"Sempre que programava o C,S,N & Y pra tocar em um dos Fillmore's,eu tinha uma enorme preocupação: Eles subiam no palco completamente bêbados,chapados e costumavam desafinar horrores!". "Four Way Street" também ganhou relançamento algumas vezes e teve versões em CD's com algumas faixas bônus.
*HUMBLE PIE
Álbum: Performance Rockin' The Fillmore
Lançamento: 06/11/1971
Selo: A&M Records
Bastaram somente dois shows no Fillmore East,para consagrar os britânicos do Humble Pie. Bill Graham dois ou três anos antes,já havia escalado o Led Zeppelin pra tocar no Fillmore West,graças a uma copia do disco de estreia(Led Zeppelin I),lhe entregue pelas mãos do empresário Peter Grant. Quanto ao Humble Pie,foram as últimas apresentações do guitarrista "Peter Frampron",que vinha sendo apontado como uma grande revelação. Frampton,Marriott,Shirley e Ridley,capricharam num setlist apuradíssimo repleto de R&B com direito a releituras fantásticas para canções de Muddy Waters,Ray Charles,Ida Cox,Dr.John,e Willie Dixon. Bill Graham: "O blues britânico se tornou uma constante no Fillmore,depois do sucesso de público do Led Zappelin. Foi bastante gratificando assistir quatro garotos que amavam o blues. A guitarra de Peter Frampton e a voz de Steve Marriott,faziam a diferença no Humble Pie". Teve relançamento em LP,até o ano de 1972. A partir de 1987 tivera as primeiras edições em Compact Disc. Aproveita a dica e ouça os três discos,incansavelmente!!.
Adê Fonseca(editor)
Comentários
Postar um comentário