|
Led Zeppelin em Outubro de 1968 |
|
The Yardbirds no início de 1968 |
Nos próximos dias,o blog
Somtrês pretende contar um pouco sobre as turnês do
Led Zeppelin através de gravações contidas em vários
bootlegs com registros de shows desde da estreia da banda nos palcos no final dos anos sessenta. Mas para entender o surgimento do
Led Zeppelin,onde muitos falam o que já se comenta há anos,é preciso compreender que nem tudo o que foi dito pode ser ou não verdadeiro. Pra início conversa o grupo
The Yardbirds,foi o responsável direto pelo surgimento do
Led Zeppelin. Por volta de
1966 a banda,que já contava com o guitarrista
Jeff Beck(no posto
de Eric Clapton)foi praticamente obrigada pelos patrocinadores de um evento estudantil,a se apresentar tocando fantasiados de
Pinguim. Isso não agradou o baixista
Paul Smwell Smith,que,puto dentro das calças pediu pra sair. Depois de muito adularem,Entrou
Jimmy Page(ele que já havia recusado o convite para ficar no lugar de
Erci Clapton). Jimmy Page,ao chegar nos
Yardbirds,a princípio tomou conta do contrabaixo,até que numa certa apresentação,
Jeff Beck,não pode comparecer.
Chris Dreja o guitarrista base,não era hábil o suficiente com os solos e trocou de instrumento com
Jimmy Page. Pronto:
Os Yardbirds terminaram a temporada de
1966/1967 com
Jeff Beck e Jimmy Page nas guitarras. O único registro dos dois tocando juntos em estúdio é o single com as faixas
"Heppening Ten Years Time Ego" e
"Psycho Daisies" ou numa cena fabulosa do quinteto tocando
Train Kep A Rolling(Stroll On)no filme
Blow Up do cineasta
Michelangelo Antonioni. Segundo o cantor
Keith Kelf ,os
Yardbirds,havia se tornado insuficiente para
Jeff Beck,que estava pretendendo outros vôos. O guitarrista então saiu para montar o seu
Jeff Beck Group(que contava com Rod Stewart,Ronnie Wood e o baterista Mick Waller). A partir daí o
The Yardbirds,passa a ser um quarteto agora sob o comando de
Jimmy Page. O empresário deles na ocasião,
Simon Napier-Bell,também entrega o cargo.
Page,então,chama
Peter Grant,o qual vinha trabalhando com alguns nomes do rock and roll dos anos 50 e montado uma empresa de gerenciamento chamada
RAK,quando passou a empresariar um grupo por nome
Alan Price R&B Combo. Este mesmo grupo se transformaria no
The Animals. No começo de
1968 o habilidoso
Peter Grant de imediato coloca o quarteto no circuito norte-americano de shows com mais intensidade. Neste período de apresentações,a banda vinha tocando duas novas canções compostas por
Jimmy Page:
Dazede and Confused e Black Mountain Side(elas entrariam no disco de apresentação do Led Zeppelin/Led Zeppelin I). Porém,as coisas já não iam tão bem entre eles.
Keith Relf(vocal) e
Jim McCarty(bateria),pretendiam levar o som dos
Yardbirds para o caminho do
folk rock e do emergente
rock progressivo. Estavam compondo canções dentro desse estilo.
Jimmy Page ainda tentou convencê-los a permanecerem propondo inclusive a trocar o nome da banda para
The New Yardbirds. Porém, nem
Relf e nem
McCarty,se convenceram do argumento do guitarrista e pularam fora para formarem juntos o conjunto
RENAISSANCE,que no inicio contava com
Jane Relf,irmã de
Keith,nos vocais solo.
Chris Dreja resolveu que tocar contrabaixo não era a dele e também deixou os
Yardbirds para ser fotógrafo. Page sozinho,estava com a cabeça repleta de ideias e contando sempre com o apoio de
Peter Grant. Quando a notícia em que o
Jimmy Page,estaria formando uma nova banda se espalhou por Londres,alguns músicos tentaram contato com ele e com
Peter Grant. Entretanto somente um velho conhecido de
Jimmy Page(da época das sessões de estúdio gravando com outros artistas)conseguiu ser o primeiro escolhido:
John Paul Jones(ou John Richards Baldwin). As outras preferências recaíram em
Terry Reid(cantor de folk,rock e blues de relativo sucesso no Reino Unido(dono de uma bela voz)e o baterista
J.B. Wilson(co-fundador do
Procol Harum). Nenhum deles aceitou o convite.
Terry Reid se desculpou pela recusa e ainda indicou um sujeito alto loiro,estilo Anglo-Saxão e que cantava muito bem. Foram assistir o tal cantor,
Page,Grant e Jones,durante um show de uma banda chamada
Band of Joy,numa universidade em .
Hobbstweedle(U.K). Saíram de lá maravilhados e com a garantia do vocalista chamado
Robert Plant,que ainda levou consigo seu colega baterista,
John Bonham,depois dele ter desistido de tocar bateria para o cantor britânico de R&B,
Joe Cocker. Em Setembro de
1968,
Page,Plant,Jone e Bonham começam os ensaios. No repertório velhos temas de
blues e algumas canções dos
Yardbirds.
Robert Plant afirmou em entrevistas tempos depois que,a partir dos primeiros acordes as coisas ocorreram extraordinariamente bem. Um outro teste para a banda ainda na época dos primeiros ensaios e poucos tem conhecimento,foi participar de uma faixa num disco do cantor pop
P.J.Proby(veterano da invasão britânica sessentista e que ficou conhecido no Brasil,de pois de participar do disco "Focus Con Proby",do grupo progressivo Holandê,"FOCUS"). Depois dos ensaios de entrosamento eles partem para cumprir em
Copenhagen,10 datas pendentes,da mesma forma também algumas na Inglaterra(incluindo shows em
Londres no lendário
Marquee Club). Datas estas não compridas pelo
The Yardbirds. Foi justamente nessas digressões que eles resolveram se chamar
"THE NEW YARDBIRDS",uma estratégia do empresário
Peter Grant,já que,apesar de
Jimmy Page está com o nome
Lead Zeppelin no bolso,
Peter Grant achou melhor segurar mais um pouco pra evitar problemas com os contratantes dos shows,que fecharam as apresentações com os
Yardbirds. Missão cumprida,os quatro mais
Peter Grant retornam para
Barnes no sul de
Londres,onde gravam o primeiro disco
Led Zeppelin I no
Olympic Studios. Tudo é registrado em quatro semanas num custo total de
1.780 libras,entre sessões de estúdio e arte da capa. Inclusive a foto da contra capa,foi o primeiro trabalho fotográfico do ex baixista dos
Yardbirds,
Chris Dreja. O lucro ´do Led Zeppelin com este disco de apresentação foi de exatos
3.500.000. libras. A lenda sobre o nome "Led Zeppelin": Embora já foi dito inúmeras vezes que,o baterista do The Who,o saudoso Keith Moon,tenha batizado o Led Zeppelin,as coisas não foram bem desse jeito. Seu colega baixista John Entwhistle,foi o verdadeiro dono da ideia. Numa mesa de bar em nova em Nova Iorque-durante uma das excursões americanas do The Who-estavam John Entwistle,Keith Moon e o motorista do The Who,Richard Cole. Bêbados,Entwistle e Moon,começaram a falar numa possível saída de ambos do The Who(cheios que estavam com os mandos de Peter Townshend)e formarem um novo grupo. John Entwistle,revelou que esse futuro grupo sera pesado mais iria voar igual a um Zeppelim de Chumbo(Lead Zeppelin)e que este seria o nome do novo projeto,inclusive afirmando que na capa do primeiro álbum,teria um dirigível caindo envolto a chamas. Na mesma época em que procurava músicos para formar o Led Zeppelin,Richard Cole,passou a trabalhar com Peter Grant e não demoraria para que no auge da banda viesse a se tornar seu gerente de turnê. Entretanto,
Jimmy Page afirma categoricamente que foi mesmo
Keith Moon,quem lhe falou desse nome e que a história da capa é conversa fiada. Bom,
Keith Moon,com certeza repassou o nome
Lead Zeppelin para
Jimmy Page,contudo a ideia mesmo foi de
John Entwistle. Um fato curioso e bem sacado do empresário
Peter Grant aconteceu neste período. Ao perceber que a palavra
"LEAD" iria trazer problemas de pronuncia principalmente na
América do Norte,
Peter Grante excluiu a letra
"A" e todos passamos a conhecer a banda pronunciado
"LED ZEPPELIN".Dia 15 de Outubro de 1968: O Led Zeppelin estria em Surrey,na Universidade Local
Dia 18 de Outubro de 1968 Realiza o penúltimo show usando o nome "The New Yardbirds",tocando no Marquee em Londres.
Dia 19 de Outubro de 1968 cumpre a última das datas pendentes dos Yardbirds,tocando novamente como "The New Yardbirds" na Universidade de Liverpool
Enquanto isso,Jimmy Page continuava metidos em estúdios realizando gravações para artistas de nomes como Joe Cocker(With A Little Help From My Friends) e Al Stewart(Love Chronicles). Ele diria tempos depois: "Paguei todo o primeiro disco do Led Zeppelin com o dinheiro que ganhava realizando gravações em estúdios". A seguir as primeira turnês mencionando um álbum pirata(BOOTLEG)
Adê Fonseca(Editor)
Comentários
Postar um comentário