Yardbirds X Led Zeppelin: Como o primeiro acabou para que surgisse uma das mais brilhantes bandas do Rock and Roll.

Led Zeppelin em Outubro de 1968

The Yardbirds no início de 1968

Nos próximos dias,o blog Somtrês pretende contar um pouco sobre as turnês do Led Zeppelin através de gravações contidas em vários bootlegs com registros de shows desde da estreia da banda nos palcos no final dos anos sessenta. Mas para entender o surgimento do Led Zeppelin,onde muitos falam o que já se comenta há anos,é preciso compreender que nem tudo o que foi dito pode ser ou não verdadeiro. Pra início conversa o grupo The Yardbirds,foi o responsável direto pelo surgimento do Led Zeppelin. Por volta de 1966 a banda,que já contava com o guitarrista Jeff Beck(no posto de Eric Clapton)foi praticamente obrigada pelos patrocinadores de um evento estudantil,a se apresentar tocando fantasiados de Pinguim. Isso não agradou o baixista Paul Smwell Smith,que,puto dentro das calças pediu pra sair. Depois de muito adularem,Entrou Jimmy Page(ele que já havia recusado o convite para ficar no lugar de Erci Clapton). Jimmy Page,ao chegar nos Yardbirds,a princípio tomou conta do contrabaixo,até que numa   certa apresentação,Jeff Beck,não pode comparecer. Chris Dreja o guitarrista base,não era hábil o suficiente com os solos e trocou de instrumento com Jimmy Page. Pronto: Os Yardbirds terminaram a temporada de 1966/1967 com  Jeff Beck e Jimmy Page nas guitarras. O único registro dos dois tocando juntos em estúdio é o single com as faixas "Heppening Ten Years Time Ego" e "Psycho Daisies" ou numa cena fabulosa do quinteto tocando Train Kep A Rolling(Stroll On)no filme Blow Up do cineasta Michelangelo Antonioni. Segundo o cantor Keith Kelf ,os Yardbirds,havia se tornado insuficiente para Jeff Beck,que estava pretendendo outros vôos. O guitarrista então saiu para montar o seu Jeff Beck Group(que contava com Rod Stewart,Ronnie Wood e o baterista Mick Waller).  A  partir daí   o The Yardbirds,passa a ser um quarteto  agora sob o comando de Jimmy Page. O empresário deles na ocasião,Simon Napier-Bell,também entrega o cargo. Page,então,chama Peter Grant,o qual vinha trabalhando com alguns nomes do rock and roll dos anos 50 e montado uma empresa de gerenciamento chamada RAK,quando passou a empresariar um grupo por nome Alan Price R&B Combo. Este mesmo grupo se transformaria no The Animals. No começo de 1968 o habilidoso Peter Grant de imediato coloca o quarteto no circuito norte-americano de shows com mais intensidade. Neste período de apresentações,a banda vinha tocando duas novas canções compostas por Jimmy Page: Dazede and Confused e Black Mountain Side(elas entrariam no disco de apresentação do Led Zeppelin/Led Zeppelin I). Porém,as coisas já não iam tão bem entre eles. Keith Relf(vocal) e Jim McCarty(bateria),pretendiam levar o som dos Yardbirds para o caminho do folk  rock e do emergente rock progressivo. Estavam compondo canções dentro desse estilo. Jimmy Page ainda tentou convencê-los a permanecerem propondo inclusive a trocar o nome da banda para The New Yardbirds. Porém, nem Relf e nem McCarty,se convenceram do argumento do guitarrista e pularam fora para formarem juntos o conjunto RENAISSANCE,que no inicio contava com Jane Relf,irmã de Keith,nos vocais solo.  Chris Dreja resolveu que tocar contrabaixo não era a dele e também deixou os Yardbirds para ser fotógrafo. Page sozinho,estava com a cabeça repleta de ideias e contando sempre com o apoio de Peter Grant. Quando a notícia em que o Jimmy Page,estaria formando uma nova banda se espalhou por Londres,alguns músicos tentaram contato com ele e com Peter Grant. Entretanto somente um velho conhecido de Jimmy Page(da época das sessões de estúdio gravando com outros artistas)conseguiu ser o primeiro escolhido: John Paul Jones(ou John Richards Baldwin). As outras preferências recaíram em Terry Reid(cantor de folk,rock e blues de relativo sucesso no Reino Unido(dono de uma bela voz)e o baterista J.B. Wilson(co-fundador do Procol Harum). Nenhum deles aceitou o convite. Terry Reid se desculpou pela recusa e ainda indicou um sujeito alto loiro,estilo Anglo-Saxão e que cantava muito bem. Foram assistir o tal cantor,Page,Grant e Jones,durante um show de uma banda chamada Band of Joy,numa universidade em .Hobbstweedle(U.K). Saíram de lá maravilhados e com a garantia do vocalista chamado Robert Plant,que ainda levou consigo seu colega baterista,John Bonham,depois dele ter desistido de tocar bateria para o cantor britânico  de R&B, Joe Cocker.  Em Setembro de 1968,Page,Plant,Jone e Bonham começam os ensaios. No repertório velhos temas de blues e algumas canções dos Yardbirds. Robert Plant afirmou em entrevistas tempos depois que,a partir dos primeiros acordes as coisas ocorreram extraordinariamente bem. Um outro teste para a  banda ainda na época dos primeiros ensaios e poucos tem conhecimento,foi participar de uma faixa num disco do cantor pop P.J.Proby(veterano da invasão britânica sessentista e que ficou conhecido no Brasil,de pois de participar do disco "Focus Con Proby",do grupo progressivo Holandê,"FOCUS"). Depois dos ensaios de entrosamento eles partem para cumprir  em Copenhagen,10 datas pendentes,da mesma forma também algumas na Inglaterra(incluindo shows em Londres no lendário Marquee Club). Datas estas não compridas pelo The Yardbirds. Foi justamente nessas digressões que eles resolveram se chamar "THE NEW YARDBIRDS",uma estratégia do empresário Peter Grant,já que,apesar de Jimmy Page está com o nome Lead Zeppelin no bolso,Peter Grant achou melhor segurar mais um pouco pra evitar problemas com os contratantes dos shows,que fecharam as apresentações com os Yardbirds. Missão cumprida,os quatro mais Peter Grant retornam para Barnes no sul de Londres,onde gravam o primeiro disco Led Zeppelin I no Olympic Studios. Tudo é registrado em quatro semanas num custo total de 1.780 libras,entre sessões de estúdio e arte da capa. Inclusive a foto da contra capa,foi o primeiro trabalho fotográfico do ex baixista dos Yardbirds,Chris Dreja. O lucro ´do Led Zeppelin com este disco de apresentação foi de exatos 3.500.000. libras. A lenda sobre o nome "Led Zeppelin": Embora já foi dito inúmeras vezes que,o baterista do The Who,o saudoso Keith Moon,tenha batizado o Led Zeppelin,as coisas não foram bem desse jeito. Seu colega baixista John Entwhistle,foi o verdadeiro dono da ideia. Numa mesa de bar em nova em Nova Iorque-durante uma das excursões americanas do The Who-estavam John Entwistle,Keith Moon e o motorista do The Who,Richard Cole. Bêbados,Entwistle e Moon,começaram a falar numa possível saída de ambos do The Who(cheios que estavam com os mandos de Peter Townshend)e formarem um novo grupo. John Entwistle,revelou que esse futuro grupo sera pesado mais iria voar igual a um Zeppelim de Chumbo(Lead Zeppelin)e que este seria o nome do novo projeto,inclusive afirmando que na capa do primeiro álbum,teria um dirigível caindo envolto a chamas. Na mesma época em que procurava músicos para formar o Led Zeppelin,Richard Cole,passou a trabalhar com Peter Grant e não demoraria para que no auge da banda viesse a se tornar seu gerente de turnê. Entretanto,Jimmy Page afirma categoricamente que foi mesmo Keith Moon,quem lhe falou desse nome e que a história da capa é conversa fiada. Bom,Keith Moon,com certeza repassou o nome Lead Zeppelin para Jimmy Page,contudo a ideia mesmo foi de John Entwistle. Um fato curioso e bem sacado do empresário Peter Grant aconteceu neste período. Ao perceber que a palavra "LEAD" iria trazer problemas de pronuncia principalmente na América do Norte,Peter Grante excluiu a letra "A" e todos passamos a conhecer a banda pronunciado "LED ZEPPELIN".

Dia 15 de Outubro de 1968: O Led Zeppelin estria em Surrey,na Universidade Local
Dia 18 de Outubro de 1968 Realiza o penúltimo show usando o nome "The New Yardbirds",tocando no Marquee em Londres.
Dia 19 de Outubro de 1968 cumpre a última das datas pendentes dos Yardbirds,tocando novamente como "The New Yardbirds" na Universidade de Liverpool
Enquanto isso,Jimmy Page continuava metidos em estúdios realizando gravações para artistas de nomes como Joe Cocker(With A Little Help From My Friends) e Al Stewart(Love Chronicles). Ele diria tempos depois: "Paguei todo o primeiro disco do Led Zeppelin com o dinheiro que ganhava realizando gravações em estúdios". A seguir as primeira turnês mencionando um álbum pirata(BOOTLEG)

Adê Fonseca(Editor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

CLASSIC BOOTLEGS: THIN LIZZY - ENGLAND 1979 WITH GARY MOORE

Os Vinis de Rock e Suas Capas Polêmicas: Unfinished Music 1: Two Virgins - John Lennon & Yoko Ono