A Força do funk na influência de James Brown


 Na metade dos anos sessenta,a invasão britânica jogou uma pá de cal no R&B americano,quando ironicamente músicas feitas por Ingleses-mesmos inspirados em Chuck Berry,Little Richards,John Lee Hooker,Muddy Waters e tantos outros,passaram a dominar o mercado. Stax e Motown se encontravam em seus piores momentos. Foi quando um artista surgiu colocando um novo ritmo na ordem do dia. James Brown aproveitou a indignação e a  exaltação dos ânimos entre os norte-americanos para criar uma espécie de Soul Music agressiva,com ingredientes que misturavam política e contracultura. Além de ser excitante e selvagem. James Brown foi o grande nome da FUNK MUSIC. Foi o embaixador,o Goodfather. Brown,por muito tempo usava uma capa,colocada em seus ombros,ao entrar e sair dos palcos,para confirmar a sua condição plena de majestade: Canções suas a exemplo de Say It Lout,I'm Black and I'm Pround e Santa Claus Goes Straigh  To The Ghetto,eram exemplos revigorantes naqueles dias de lutas,revelando um novo perfil do homem afro-americano. James Brown,indiretamente foi o responsável por uma nova releitura da Soul Music,abraçada por outros artistas de genial qualidade. Por exemplo,Steve Wonder,que passou a criar sua própria linguagem funk para suas canções,já estampadas nos álbuns Music Of My Mind e Talking Book,com o hit Superstition. O funk chegou as trilhas sonoras,e com elas revelou outros artistas geniais que fizeram sus nomes também ao longo da década de setenta: Curtis Marfield que compôs a trilha de Supefly e Issac Hayes,com Shaft. Era o momento dos filmes "Blaxpoitation". Uma onde nos cinemas trazendo tiras durões interpretados por atores afro-americanos. Contudo uma das maiores revelações do funk,sem dúvida foram os projetos Parliamant/Funkadelic liderado pelo freak George Clinton e que revelou um verdadeiro fenômeno como contrabaixista: Bootsy Collins,o qual antes,pertencia a banda que acompanhava James Brown. George Clinton,era contratado da Motown em meados dos anos sessenta,e  justamente por saber que seus projetos não teriam quaisquer chances no selo,pediu pra sair e foi assinar com as independentes Westbound(Funkadelic) e Casablanca(Parliamant).  Passando pelo mesmo funk psicodélico dos Parliamant e Funkadelic,não se pode esquecer do grupaço Sly &The Family Stone,que tinha o cantor e organista Sly Stone como front man. Caprichando nas coreografias,e num visual psicodélico,O Sly & The Family Stone,arrastou uma enorme platéia sedenta por black music,ao festival de Woodstock em agosto de 1969. O grupo também tivera a proeza de revelar outro baixista genial: Larry Graham,que algum tempo depois formou o genial "Graham Central Station". A importância do funk,foi tão absurda na virada da década 60/70 que até Miles Davis e Jimi Hendrix,se renderam a ele. Porém isto é uma outra história(papo clichê mas ainda válido). Todo e qualquer relato referente a funk music,não pode ser escrito ou reescrito sem mencionar James Brown. Nunca! Jamais!

Adê Fonseca(editor responsável)

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