TESOURO ENCONTRADO: WIDOWMAKER - Too Late To Cry

Lançado pela United Artists em 1977,"Too Late To Cry" foi o segundo e derradeiro disco do Widowmaker que tinha na sua formação os seguintes músicos:Steve Ellis(Vocais),substituído por John Butler(Vocais,Piano,Keyboards e Harmonica),Ariel Bender(ex Spooky Tooth e Mott The Hoople,Guitarras),Huw Lloyd Langton(ex Hawkwind,Guitarras),Bob Daisley(ex Chicken Shak,futuro Rainbow,Ozzy, e Uriah Heep,Baixo),e Paul Nicholls(ex Lindsfarne,Bateria).O Lp com produção de Chris Kimsey chegou às lojas abarrotado do melhor hard blueseiro que ainda se praticava no final dos anos setenta(isso em pleno momento do punk rock)tocado por músicos experientes com currículos invejáveis. O álbum abre justamente com a música título "Too Late To Cry" destacando o vocalista John Butler com uma vóz potentíssima lembrando bastante Robert Plant. Na sequência vém "The Hustler" que alterna peso e swing com direito a steel drums tocados pelo percussionista Miguel Barradas,a pesada "What A Way To Fall", o country rock "Here Comes The Queen", a Zeppeliana "Men What You Say",o boogie rock de forte marcação"Something I Can Do Without",o hard rock legítimo de "Sign The Papers",o blues rockeado "Pushin & Pullin" com a guitarra de Ariel Bender(tambem conhecido como Luther Grosvernor,seu verdadeiro nome)soando em belos solos executados com bottleneck(slide guitar),além dele fazer o vocal solo nessa canção,e fechando a tampa encontramos "Sky Blues",este sim um blues pauleira lembrando um pouco "I Can't Quit You Baby" do Led Zeppelin,por conseguinte a maior influência do Widowmaker. Um ano antes,o grupo havia lançado seu primeiro disco homônimo,e este"Too Lete To Cry" não foi somente o segundo e último,foi também o mais importante trabalho deles que logo em seguida encerraria às atividades por falta de apoio da gravadora.

Notas: No Brasil,o disco foi lançado com um comunicado impresso,onde se lia "PUNK ROK". Falta de informação ou oportunismo da representante da United Artists? No meu LP,cheguei a colocar um adesivo sobre o falso aviso.Esse mesmo aviso saiu também no primeiro disco lançado entre nós do grupo norte americano Angel:"On Earth As It Is In Heaven".

Em formato digital,o disco "Too Late To Cry" foi lançado somente no mercado Alemão pela Jet Records em 1989.

Em 2002 a mesma Jet Records,lançou uma compilação dos dois álbuns do Widowmaker:"Widowmaker"(1976) e "Too Late To Cry"(1977) além de vários outtakes e sessões na BBC Radio One.

Nos anos 90 Dee Snider(Twisted Sister)montou uma banda de heavy metal usando o mesmo nome"Widowmaker".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"