TESOURO ENCONTRADO: Mar Y Sol - The First International Puerto Rico Pop Festival

Capa e contra capa  Original do Vinil duplo


Foto Interna capa original

Capa Original
Lançamento: 1972

Selo:Atco/Atlantic Records

Produtor:Tunc Erin

Fotografia:David Gahr

Fotografia Interna:Wendy Lombardy

No final de semana que passou, dei uma bela ouvida neste álbum duplo que considero um dos melhores discos gravados ao vivo lançados nos anos setenta. Recordo que o adquiri por volta de 73/74 revirando o depósito de uma loja que vendia muita coisa relacionada ao rock and roll,e que nessa mesma loja havia um gerente(Jurandir)gente boníssima que nos deixava vasculhar o tal depósito a procura de raridades. Bom, pra começar,lhes digo que este festival foi idealizado por Alex Cooley na tentativa de realizar naquela época um novo Woodstock. O evento aconteceu num final de semana santa em Vega Baja,Manati em Porto Rico. Muito antes do início do evento propriamente dito,já era evidente a imensa quantidade de jovens chegando com enormes mochilas nas costas,principalmente vindas de New York e New Jersey. A aglomeração daquele monte de cabeludos gerou um farto consumo de marijuana o que acabou levando o Juiz local Sr.José Rivera Barreras,emitir uma liminar impedindor a realização do festival. Cooley mexeu os pauzinhos e na última hora conseguiu derrubar a tal liminar do juiz Rivera, e finalmente o evento pôde ser realizado,porém seu idealizador foi ameaçado de prisão,tendo que foi se esconder em San Juan,a capital da ilha. Mais de 25 mil pessoas assistiram durante os dias 1,2,3 de Abril de 1972,uma diversidade de artistas dos mais variados gêneros.No entanto Cooley alegou um enorme prejuízo financeiro principalmente com as vendagens deste álbum lançado originalmente pela Atco/Atlantic que gravou tudo pelas mãos dos engenheiros Tom Scott,Jimmy Douglass e Ray Thompson que cortaram muita gente boa,principalmente as atrações que não faziam parte do cast da gravadora. Alguns artistas também deixaram furo com os organizadores:Roberta Flack,Savoy Brown,Fleetwood Mac,Malo,Poco,e Black Sabbath. Segundo Tony Iommi,não houve tempo o suficiente para se chegar ao local,devido ao bloqueio de todas as estradas que davam acesso ao festival. Um jovem cantor iniciante chamado Billy Joel,aproveitou bem o acontecimento,ganhando um contrato com a Columbia/CBS,logo após sua participação. O Mar Y Sol apesar de ter sido anunciado como The First Puerto Rico Pop Festival,acabou realmente sendo o primeiro e último.

O Álbum

Disco I(Lado 1)

Começa com a banda de Rhythm & Blues The J.Geils Band dando um show com "Looking For Love".Em seguida John Mclaughlin e a sua usina sonora "Mahavishnu Orchestra" nos surpreende com "The Noonward Race". Dr.John termina este lado com "Wang Dang Doodle"

Disco I(Lado 2)

B.B.King abre este lado do bolachão com o blues rock "Why Sing The Blues". Os Afro-Caribenhos do Osibisa colocam todos pra dançar ao som de "Do You Know". Terminando,temos a grande surpresa,a porrada do Cactus,uma das bandas mais pesadas na ocasião, com a potente"Bedroom Mazurka".

Disco II(lado 3)

O genial The Allman Brothers Band que havia perdido Duane Allman,nos apresenta a perfeita "Ain't Wastin' Time No More" com Dickey Betts arrasando nos slides.O Emerson Lake & Palmer emenda com "Take A Pebble e a linda balada Lucky Man. Encerrando,os blueseiros do Nitzinger trazendo a belíssima "Texas Blues/Jelly Roll.Uma nova ropagem com a letra diferente para o clássico Stormy Monday de T.Bone Walker.

Disco II(Lado 4)
O Cantor folk Jonathan Edwards abre o quarto lado do disco duplo com uma linda balada chamada "Sometime In the Morning"destaque para o violão de Jonathan e um violino que pontua a música até o seu final.Na sequência o mesmo músico apresenta um country:"Train Of Glory" com um excepcional solo de harnônica.
Fechando o LP,primeiro John Baldry e mais um blues:"Bring Mt Baby Back",em seguida Harbie Mann com o soul "Respct Yourself".

Nota:Outros artistas participantes que por razões contratuais não estão registrados neste lançamento:
Alice Cooper,David Brubeck & Gary Mulligan,Rod Stewart & Faces,Gosse Creek Symphony,Loquor Pot,Savoy Brown,Billy Joel,Bloodrock,Al Cooper,Ashton Gardner & Dyke,Bang,Billy Preston,Brownsville Station,David Peel & The Lower East,Elephant's Memory Band,Flash Cadillac,Fran Ferrer,Loggin & Messina,Michael Overly,Mich Ryder & The Detroit Wheels,Rubber Band,Stonehenge e até um bando de malucos moradores do local que se chamavam Banda Del K-Rajo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"