CLASSIC BOOTLEGS: Black Sabbath - Glenn's Fury/Providence '86


A ideia original para o primeiro trabalho solo de Tony Iommi chamado "Seventh Star",era convidar alguns vocalistas renomados para cantar em cada faixa do álbum.O primeiro a ser contactado foi Glenn Hughes. No início do mês de Julho de 1985,Iommi entrou no estúdio ao lado de Glenn Hughes(Voc),Dave Spitz(B),Geoff Nicholls(k) e Eric Singer(Ds). O guitarrista gostou tanto do resultado,que resolveu manter Glenn Hughes cantando em todas as canções.No entanto,não parecia ser um bom momento para o vocalista e baixista que cada vez mais se entregava às drogas. Além disso,durante os ensaios para a turnê de "Seventh Star"que iniciou em 21 de Março de 1986,Hughes sofreu um acidente de moto,que deixou seu joelho esquerdo com sérios problemas. Durante às apresentações,o músico sentia fortes dores,o que lhe obrigava a recorrer às drogas para aliviar o sofrimento.Como se isso tudo não bastasse,Hughes depois de encher a cara num Pub,se envolveu numa briga feia com o manager John Downing,que lhe acertou um soco violentíssimo próximo ao olho direito,provocando um intenso sangramento interno.Quando a turnê começou,Glenn Hughes ainda sangrava bastante pelo nariz contribuindo para que ele perdesse o fôlego no momento em que estava cantando. Existem outros fatos que apontam para o desleixo de Hughes,que entrava no palco completamente bêbado,drogado e visivelmente cambaleando.Depois da curta gig que promovia "Seventh Star",Tony Iommi resolveu dispensar Glemm Hughes,chamando-indicado pelo baixista Dave Pitz-um jovem de Nova York chamado Ray Gillen.Este Bootleg apesar de não oferecer uma excelente qualidade de áudio,nos mostra que toda essa história realmente é fato. Hughes não está cantando bem,principalmente às músicas do Black Sabbath das épocas de Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio. A apresentação aconteceu na cidade de Providence em Rhod Island-US,no dia 25 de Março de 1986.

Notas:
Como a gravadora tinha um contrato exclusivo com o Black Sabbath,foi exigido que o álbum levasse o nome da banda. Em comum acordo,o nome do guitarrista aparece reduzidíssimo na capa do disco com a seguinte inscrição:"Featuring Tony Iommi".

O nome original do álbum seria "Star Of India"

Antes de Gleen Hughes,Tony Iommi tentou os vocalistas Dave Donato,Ron Keel e Jeff Fenholt.Como nenhum aprovou,Iommi teve a ideia de convidar alguns vocalista de peso:Robert Plant,Roger Daltrey,Ronnie James Dio e Glenn Hughes,que acabou cantando no álbum todo e fazendo parte dessa curta formação do Black Sabbath.

No reino unido o disco não chegou a emplacar.Nos EUA,alcançou o posto 27º das paradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"