WINGS: Das primeiras apresentações pelas universidades do Reino Unido viajando dentro de uma van,ao velho ônibus adaptado para correr pelas estradas da Europa. Saiba como foi

Os Wings detidos em 1972 na cidade de Gotemburgo,na Suécia

 WINGS TOUR 1972:(Circuito Universitário)

A primeira digressão dos Wings para promover o disco "Wild Life"(e de certa forma a primeira excursão de Paul McCartney,após o fim dos Beatles),contou apenas com 11 apresentações pela Inglaterra e País de Gales,realizadas durante o mês de Fevereiro de 1972. A gig contava com Paul,Linda,as filhas Heather(enteada de Paul,por ser filha apenas de Linda)Mary e Stella. Junto com os McCartneys,havia também três cachorros,os músicos Denny Laine,Denny Seiwel e a esposa Monique,e Henry McCullough(guitarrista contratado após a gravação do disco Wild Life). A trupe era completada com um agente de turnê,dois rodies e um motorista.Todos metidos dentro de uma van de grande porte a qual era seguida por um caminhão baú,transportando os equipamentos e instrumentos da banda. Durante a viagem,eles iam parando nas portas da universidades,o agente descia da van,se dirigia ao conselho estudantil e perguntava: "Estou com Paul McCartney e os Wings no carro..nós poderíamos fazer uma apresentação pra vocês?". Geralmente o tal agente não era levado à sério. Alguns achavam se tratar de um golpe,talvez.. mediante desconfiança,alguém acompanhava o agente de turnê até a van,para se certificar da veracidade do fato,e lá estavam Paul e Linda,juntos,sentados,e com as crianças no colo: "Olá sou eu mesmo,com o meu novo grupo e tocamos pra vocês se quiserem". era desta forma que o recém ex Beatle,se apresentava. O músico chegou a declarar que estas apresentações pelas universidades do Reino Unido,serviu para fortalecer a coesão da sua nova banda e que passaram por alguns micos durante alguns shows,a exemplo de Linda,esquecer os acordes de teclados e até mesmo esquecerem a introdução de algumas canções. No entanto,levavam tudo na maior descontração,embora o nervosismo estivesse presente. Afinal era Pàul McCartney,e sempre tinha alguém com uma caneta na mão. Nesta época,Paul,se recusava a tocar qualquer canção sua,pertencente ao repertório dos Beatles. Embora em alguns lugares durante os shows,alguém pedisse isto. Segundo Paul McCartney,os concertos pelas universidades,era como se fosse um ensaio fora dos estúdio. Foi um retorno ao estado de amadorismo para que se aprendesse tudo novamente partindo do zero.  

WINGS OVER EUROPE 1972/1973(ainda pegou parte da divulgação do segundo dis dos Wings,"Red Rose Speedway")

Em decorrência da curta temporada de shows pelas universidades,Paul e os Wings,precisavam ganhar mais experiência como banda. Foi quando o casal McCartney,adquiriu um ônibus típico londrino,retiraram o teto do segundo andar,pintaram o carro com gravuras psicodélicas e ganharam a estrada. Paul,falou mais tarde a respeito: "Foi uma ideia completamente maluca,colocar um cercadinho baixo no convés no alto odo ônibus e acomodar três crianças nele enquanto corríamos pelas estradas(o andar de cima,do tourbus,além de algumas cadeiras,havia também almofadas enormes para que todos pudessem se acomodar de maneira confortável e apreciar a paisagem).Paul,completou: "Isso não é o que todos esperariam de uma banda normal!!mas também não éramos uma banda normal!!".  A Wings Over Europe,tivera alguns contratempos. Um dos mais comentado naquela ocasião,foi a detenção de todos na cidade de Gotemburgo na Suécia,no dia 10 de Agosto de 1972,e levados sob custódia pela polícia local após serem flagrados fumando maconha no interior de um pub. Dia antes,no dia 01 de agosto,Os Wings foram pegos com marijuana,num clube na cidade de Copenhagen(Dinamarca). Negaram tudo.Porém,a polícia tinha provas o suficiente para incriminá-los,através de uma gravação telefônica feita por Linda McCartney,para o escritório da "McCartney Production Limited"(MPL),solicitando o envio de algumas caixas com fitas de gravação contendo uma vasta quantidade de maconha. Depois de negociações com seus advogados,ambos confessaram admitindo que toda a erva era pra consumo próprio e cada um foi liberado após o pagamento de multa: Paul McCartney - $ 1.000,Linda McCartney - $ 200,Denny Laine - $ 500,Denny Seiwell - & 300,e Henry McCullough - $ 200.  A partir do álbum Band On The Run,o grupo substituiu o velho ônibus por um potente avião. Denny Seiwell e Henry McCullough,não estavam mais na banda e Paul McCartney com seus Wings,ganharam a America do Norte com a ''WINGS OVER AMERICA"(1975/1976). Mas esta história eu conto numa outra oportunidade.

Adê Fonseca(blog editor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"

O Dia em que a música morreu