TOP TEN: 10 álbuns de blues os quais você não pode de maneira nenhuma arrumar desculpas para não ouvi-los.


 Elaborar uma lista(coisa que eu não sou muito adepto em se tratando de melhor disso ou daquilo)com 10 discos de blues para iniciantes no assunto,não é uma tarefa das mais fáceis. Além do que,discos oficiais de blues,pouco se chegou no Brasil,exceto algumas coletâneas. Contudo, selecionei 10 álbuns de preciosa avalia,quando o assunto é o lamento mais apreciado das últimas sete décadas.Mesmo que você tenha levado de sua mulher,um pontapé na bunda muito bem dado.

*Willie Dixon - The Big Three Trio

Dixon,foi parceiro de Muddy Waters. Um pouco antes de sua longa amizade com Waters,ele formou o The Big Three Trio ao lado de Bernardo Dennis(guitarrista) e do cantor pianista Leonard Caston. São tempos de um talento em formação e que logo renderia composições clássicas a exemplo de "Walking Blues"."Hoochie Coochie Man" e "Mannish Boy",tendo Muddy Waters,como parceiro.

*John Mayall and Blues Breakers -  with Eric Clapton

Eric Clapton largou os Yardbirds,por achar que o grupo estava trocando o R&B pelo comercialismo da canção "For Your Love". Não pensou duas vezes em aceitar o chamado de John Mayall,para integrar o seu Blues Breakers(uma verdadeira escola do blues britânico). Gravaram este disco histórico. Seria uma prévia do que,Clapton,viria a fazer logo depois no lendário "Cream"

*B.B. King - Lucille & Friends

B.B. King,adorava tocar com jovens músicos.Com isso ele dava chance para que tais músicos fossem também reconhecidos como amantes do blues. Esta coletânea retrata muito bem isto. De acordo com o próprio título do disco,sua guitarra Lucille,se une à uma turma da pesada entre novos e antigos artistas do rock and roll,a exemplo de Ringo Starr,U2,Steve Wonder,Robert Cray,John Lee Hooker e Albert Collins. Apesar de soar mainstream,ele não perde a originalidade.

*John Lee Hooker - The Very Best Of

Trata-se de um box com apenas dois CDs. Porém o suficiente para reunir o creme de la creme registrado pelo "Boogie Man" entre os anos de 1955 e 1992. Arrasos do tipo "Mambo Chillun","Hobo Blues","Boom Boom","Big Legs" e tantas outros estão aqui registrados.

*Howlin' Wolf - The London Hpwlin' Wolf Sessions

Na metade dos anos sessenta,figuras lendárias do Blues,excursionaram pela Inglaterra,realizando shows e fazendo verdadeiras JAM SESSIONS nos estúdios londrinos. Howlion Wolf,tivera uma banda de respeito o acompanhando em 1970 no interior do "Olimpic Sound Studio" em Londres: Charles Watts,Bill Wyman,Steve Winwood,Klaus Voorman,Ringo Starr e Eric Clapton,dentre mais alguns outros.

*John Winter - Live - Johnny Winter And  

Registro ao vivo deste que foi um dos maiores representantes branco do blues. Não bastasse o albino endiabrado com sua Gibson Firebird,a banda contava também com um outro guitarrista excepcional: "Rick Derringer". Aqui temos versões implacáveis para "Mean Town Blues" e "It's My Own Fault".

*Steve Ray Vaughan - Texas Flood

Os anos oitenta revelou este grande blueseiro texano que ao lado de seus companheiros do Double Trouble,estreou com este álbum maravilhoso e que encaminhou o então jovem guitarrista(irmão mais novo de um outro grande músico,Jimmy Vaughan)para a fama. O lendário John Hammond,foi o produtor,e dizem que durante as sessões de gravação,litros e litros de bourbon,era consumido. Faixas a exemplo de "Love Struck Baby","Pride and Joy",Texas Flood" e "Dirty Pool",são fantásticas!.

*Howlin' Wolf,Muddy Waters & Bo Diddley - The Super Super Blues Band

A gravação foi realizada em Chicago no ano de 1967 durante uma jam session e que contou também com a colaboração do então jovem promissor Buddy Guy,tocando contrabaixo,além de Little Walter e Otis Spann. Enquanto isso o  trio de mestres do R&B,se revezava entre guitarras e vocalizações que aqui ficaram gravadas para a posteridade: Desta lendária jam,saíram clássicos poderosos: "Sweet Little Angel"(R. Nighthawk), "Sponnful","The Red Rooster"(ambas de Willie Dixso) e "Long Distance Call"(Muddy Waters") . Discaço!!

*Muddy Waters - Folk Singer

Aqui,Muddy Waters,assume por completo sua tarefa como compositor,dispensando a parceria com Willie Dixon, É um disco que prima pelo título. No álbum,Waters,toca guitarra acústica,interpretando canções memoráveis: "My Home Is In The Delta","Good Morning Little Schoolgirl"(Sony Boy Williamson), e "My Captain"(Willie Dixon). Fazendo parte da banda,dentre outros,estão,Buddy Guy,Otis Spann e Willie Dixon. Classudo a beça!!

Robert Johnson - The Complete Records

Robert Johnson,em vida registrou apenas 41 canções,durante sua vivência como músico. Elas estão todas reunidas nesta surpreendente caixinha,distribuídas em apenas dois CDs. Aqui,estão todos os clássicos que influenciaram nomes lendários como,Keith Richards, Mick Jagger, Eric Clapton,Alvin Lee,Foghat,Sevoy Brown,John Mayall,The Yradbirds,Fleetwood Mac(fase londrina),Jimmy Page, Robert Plant,The Animals,Steppen Wolf,enfim,uma lista interminável a qual continua crescendo.   "Rambling on my Mind","Walking Blues","Traveling Riverside Blues",Love In Vain" e "Sweet Home Chicago"(a qual muitos nem sabem que pertence a Robert Johnson),são mais que fundamentais em audições contínuas.

Desfrute.

Adê Fonseca(editor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"

O Dia em que a música morreu