A imagem de um artista passa a ser tão importante quanto sua obra

Andy Warhol fotografando Mick Jagger
É tudo pose? Sim! De uma certa forma é preciso  fazer pose para se deixar fotografar. Porém em se tratando de Rock and Roll é mais que isso. Foi a partir da metade dos anos sessenta que artistas do rock começaram a se importar com as capas de seus álbuns,seguindo em diante com suas imagens individuais. Fotografar um astro se tornou um artifício bastante poderoso na construção de sua carreira e muitas vezes algo que possa enganar os mais desavisados. A imagem,pode vender uma identidade falsa de um certo artista. Tem muita gente que posa de rockeiro,ser ter conhecimento de causa. A arte fotográfica dentro do rock and roll pode ser dita que começou com o coronel Tom Parker que mandava fotografar tudo do Elvis Presley,para em seguida escolher minuciosamente as imagens que ele sabia que causariam um forte impacto. Uma década depois,capas dos Lps e cartazes de shows,começaram a ganhar um destaque maior,com um extraordinário tratamento artístico. Foi então que surgiram fotógrafos profissionais especializados em registrar o gênero rock em seus momentos sublimes,extravagantes e até decadentes. David Bailey foi um dos primeiros ao se aproveitar da cena londrina entre 1967 a 1970,chamada de Swinging London,fotografando principalmente Os Rolling Stones e Os Beatles. Este mesmo Bailey,ainda foi escalado para ser o responsável pelas belas imagens do cult e lendário filme "BLOW UP"(1966) do gênio Michelangelo Antonioni,com destaque para uma apresentação do grupo The Yardbirds,com Jeff Beck e Jimmi Page,atuando juntos,e com um putíssimo Jeff Beck,enfurecido com seu amplificador. Outra fera das lentes direcionadas para o rock,foi Jim Marsahll,o preferido do movimento Flower Power Americano(psicodelismo). Marshall,fez as melhores e mais memoráveis imagens dos festivais Monteray Pop(1967) e Woodstock(1969). Seu grande alvo era Jimi Hendrix o qual foi capturado pelos cliques de Jim Marshall por diversas vezes inclusive o famoso incêndio que Hendrix provocou em sua Stratocaster no festival de Monteray. Linda Eastman,antes de se tornar a Sra.McCartney,era uma espécia de fotógrafa exclusiva dos Beatles e fotografou bastante o fabfour em sua intimidade. A profissão de fotógrafo tivera reconhecimento de músicos famosos que passaram a encomendar capas de discos repletos de imagens sobrepostas em encartes que acompanhavam os Lps,além de que,muitos destes músicos,possuírem seus profissionais da fotografia,exclusivos pára que registrassem o dia à dia de cada um deles. Neil Preston,por exemplo,foi contratado pelo Led Zeppelin,exclusivamente para registrar todas as turnês da banda por um certo período. Por muitos anos,minha geração colocou os olhos em belas imagens de celebridades do rock and roll não somente em capas de discos,mas também em diversas e afamadas revistas,livros e até nos palcos,e tudo isso graças a competência de gente que fez seu nome fotografando nosso ídolos: Andy Warhol,Annie Leibovitz,Mick Rock,Bob Gruen,Pennie Smith,Roberta  Beyley,além dos já citados no início.

Adê Fonseca(editor)

Nota: Três petiscos  sobre ROCKPHOTO:

*"Not Fade Way The Rock and Roll Photography"(Jim Marshall/1997)

*"Led Zeppelin: A Photographic Collection"(Neil Preston/2002)

*"Blood and Glitter"(Mick Rock/2001)

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