PLUGADO: Curiosidades dos Estúdios - Jimmy Page,fala detalhes sobre as gravações de "Led Zeppelin (IV)"

Na  estréia de Plugado,o lendário guitarrista do Led Zeppelin,nos conta alguns detalhes sobre as sessões de gravação do álbum "Led Zeppelin (IV)"


Equipamentos:

Guitarras Fender Telecaster,Fender Electric XII, Gibson Les Paul,e amplificadores Marshall 100W.

Jimmy Page afirma ter concebido "Stairway To Heaven",juntando vários fragmentos de ideias,registrando tudo num gravador que vivia ao seu lado praticamente 24 horas por dia. Nesta canção,foram gravados três solos diferentes com uma Fender Telecaster(ainda com ele desde a época do The Yardbirds). O solo registrado na gravação original,foi escolhido o melhor pelo guitarrista. Em "Black Dog", Page usou sua Gibson Les Paul,plugada direto numa engenhoca chamada Direct Box em conexão com o canal dos microfones,tudo ligado em dois compressores "UREI 1176 UNIVERSAL",triplicando cada linha,para que a guitarra soasse igual a um sintetizador. Page afirmou ainda,que sua maior experiência com os microfones,foi na música "When The Leaves Breaks". Ele colocou o baterista John Bonham para tocar no corredor do estúdio,e espalhou diversos micros pelo chão,nos cantos, e no teto. O resultado,foi simplesmente maravilhoso,com uma das pegadas de bateria mais pesadas do rock 'n' roll. Questionado sobre a capa do disco,ele respondeu que,o velhino,tratava-se de um quadro que ornamentou por muito tempo a sala de estar do vocalista Robert Plant,que o adquiriu numa loja de antiguidades em Reading. A gravura representa o passado,enquanto as imagens dos prédios na contracapa,representam o presente.O desenho do eremita com a lanterna,sobre a extremidade da montanha,foi inspirado no tarô.

Led Zeppelin (IV),foi lançado em 08 de Novembro de 1971

Nota: Ao contrário do que muitos pensam,Jimmy Page não usou no estúdio, a guitarra "SG Double Neck"para gravar "Stairway To Heaven". Somente nos shows do Led Zeppelin,ele usava tal instrumento, e justamente para tocar esse grande clássico da banda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"