domingo, 30 de setembro de 2012

TOP TEN: Gênios da Stratocaster

A guitarra Fender Stratocaster,completou 58 anos de existência. Essa bela dama quase sessentona ainda consegue deixar inúmeros músicos apaixonados,graças ao seu criador "Leo Fender". Em homenagem,selecionamos 10 guitarristas-claro que é muito pouco-cujo o som está definitivamente ligado à "Stratocaster".

David Gilmour(Pink Floyd):
Os solos blueseiros de David Gilmour,é a marca mais presente na música do Pink Floyd. Gilmour entrou na banda em 1968,para cobrir às erratas do gênio maluco Syd Barrett e acabou ficando como Lead Guitar.

Ritchie Blackmore(Deep Purple,Rainbow,Blackmore's Night):
O aborrecido Blackmore tem uma técnica excelente com as palhetas,além de ter sido um dos primeiros na fusão do rock pesado com a música erudita. O cara se tornou um simpatizante da Strato,depois de adquirir um modelo que pertenceu à Jimi Hendrix.

Eddie Van Halen(Van Halen):
Após o lançamento do primeiro álbum do Van Halen em 1978,tudo quanto era garoto quaria tocar guitarra,e de preferência uma Strato Branca com listas pretas.

Jeff Beck:
O Guitarrista Inglês Jeff Beck e a Fender Stratocaster,são como um casamento harmonioso e sólido,apesar de que para gravar o álbum "Blow By Blow",Beck pulou a cerca com uma Les Paul. "A guitarra Fender Stratocaster,da conta de todo o espectro de emoções do ser humano(Comentou Jeff Beck).

Eric Clapton:
Depóis de experimentar algumas marcas no início de carreira,Clapton acabaria se apaixonando pela "Blackie",uma Strato mutante feita com partes de várias outras. Eu estava em Nshville em 1970 com os Derek & The Dominos,e visitei uma loja de guitarras usadas,comprei algumas,e construi "Blackie" com o braço de uma,o corpo de outra,e assim por diante.

Mark Knopfler(Dire Straites,solo)
O guitarrista Mark Knopfler,pode ser identificado logo de cara nos primeiros acordes."Sultans Of  Swing" do Dire Straits,tem um dos solos mais bacanas do rock. "A Strato me acordou".(Disse o guitarrista)

Jimi Hendrix:
Com sua Fender Strato pra canhotos,Hendrix colocou em sua música,Blues,Soul,e Rock 'n' Roll. A guitarra era como se fosse uma extensão do seu próprio corpo."Gostaria de unir algo que misturasse Jazz,Handel,Bach,Flamenco,e Muddy Water ao mesmo tempo(falou Hendrix).

Steve Ray Vaughan: Nos anos sessenta,Clapton causou bastante impácto. Nos anos noventa,sem dúvida foi Steve."Percebi como fazer uma guitarra rosnar.Giro o botão de tonalidade pra baixo,agarro-a pela alavanca e chacoalho-a no chão. As Stratos são fortíssimas,não recomendaria isso para qualquer outra marca.

Buddy Guy:
Blueseiro admirado por Jimi Hendrix,Eric Clapton,Steve Ray Vaughan e Jeff Beck,Guy se apaixonou pela Fender Stratocaster quando viu "Guitar Slim" enloquecer a plateia tocando com uma. Buddy Guy foi homenageado pela fábrica com um modelo exclusivo que leva o seu nome. 

Yngwie Malmsteen:
A década de oitenta revelou um dos maiores representantes do som Strato. Com solos velozes e cercado por uma enorme quantidade de Marshall,Malmsteen foi aclamado um dos maiores nos anos oitenta.


Outros monstros da Strato:

"Sou basicamente um músico viciado em Fender Stratocaster. Ela é confortável,a escala parece exata,e adoro as tarraxas em um único lado"(Comentou o saudoso Rory Gallagher)

"Com uma Strato você pode tocar em qualquer posição. É muito fácil(Hank Marvin,The Shadows)

As Stratocaster brancas,são as mais lindas do mundo(Jimmie Vaughan,irmão de Steve Ray Vaughan)

Meu coração e minha alma,estão na Stratocaster(Adrian Belew,King Crimson)

Se você quiser pegada,punch,e a força verdadeira do rock'n'roll,tem que tocar numa Fender Stratocaster(Dick Dale,músico americano precursor do gênero Surf Music)


Nenhum comentário:

Postar um comentário