Entrevista:

Em 2010 este blogueiro concedeu uma entrevista ao blog ROCKMANIA,comentando alguns assuntos:Web Rádio,Rock em Belém e o Aeroblues,foram alguns deles.

Rockmania: Pra começar,com que finalidade você criou a rádio web "Free Classc Rock"?

Adevaldo Fonseca: Simplesmente pelo fato de não termos mais em Belém emissoras que toquem rock and roll de verdade.Aliás,nem se toca mais rock nas rádios dessa cidade.Se existe alguma que ainda faça isso,por certo a qualidade de produção deixa a desejar.

Rockmania: A Free Classic Rock,é uma rádio direcionada à que faixa etária de ouvintes?

Adevaldo Fonseca: Principalmente aos adultos,os que já chegaram aos cinquenta.Por isso a Free é uma web rádio 100% classic rock,ou seja a melhor época do gênero.Só tocamos AOR(Adult Oriented Rock).

Rockmania: Rádio Free tem fins lucrativos?

Adevaldo Fonseca: De maneira nenhuma,eu pago do meu bolso pra manter a Free on line. É somente o prazer de proporcionar aos rockers navegantes da net,ouvir o legítimo rock and roll,afinal creio que o futuro das rádios rockeiras está na internet. Antigamente se falava que às FM's seriam a revolução do rádio no Brasil. Com o passar dos anos,a frequência modulada se igualou as  AM's,e de uma certa forma,que hoje elas se confundem e, termos de programação. Então para quem ama o rock and roll a internet tem várias opções,e as web rádios,se tornou uma dessas opções.

Rockmania: Mudando de assunto,em Belém ainda tem bandas de rock?

Adevaldo Fonseca:  (risos)Garimpando com cuidado ainda se encontra algumas boas bandas que apresentam ótimos trabalhos. Por outro lado,um grande número dessas bandas são repetitivas fazendo o mesmo tipo de som,colando uma da outra. Fazem muito barulho,só isso,e o vocalista canta de uma forma que ninguém entende. Outras.dizem tocar pop rock(eu odeio essa anexação). Esses garotos deveriam ouvir Groundhogs,Blue Cheer, Yes,UFO,Deep Purple,Uriah Heep,Slade,T.Rex,Moot The Hoople,Lou Reed,Jeff Beck,Eric Clapton,somente para mencionar alguns como exemplo de aprendizagem.

Rockmania:Você produziu,dirigiu e também apresentou ao lado do Larêdo Neto um dos melhores programas radiofônico de rock em Belém,o "Rock and Roll Music" na extinta Provincia Fm. Fale um pouco sobre ele.

Adevaldo Fonseca:Na realidade o Laredo Neto que apresentava um programa chamado"Old Songs",me convidou para fazermos algo juntos.Topei na hora,mas falei pra ele que seria algo pra matar a pau,a começar pelo horário,no mínimo três horas aos sábados a tarde. Fiz todo o projeto,coloquei no papel,reunimos com a direção e o programa foi ao ar em 1993,ficando até 1996. Coisas que jamais tocou em rádio,eu programava pra rolar no Rock and roll Music. Pra você ter uma ideia,rodamos "The Gates of Delirium" do Yes,na íntegra. A faixa toma conta de todo o lado "A"  do álbum "Relayer" e tem quase 22 minutos. éramos ousados.

Rockmania: Não poderia estar no ar até os dias de hoje?

Adevaldo Fonseca: Claro!,só que algumas pessoas que eram do contra,começaram com conversinhas afirmando que a emissora iria passar por mudanças na programação,e quando isso acontece,os programas de rock são os primeiros a serem excluídos(pior ainda quando não se tem patrocinadores,o que era o nosso caso). Atitude de diretores que acham pagode,sertanejo,axé music,pop descartável e tecno brega,os melhores gêneros musicais do mundo."O Rock and Roll Music" não era um programa qualquer,ele era didático,dividido em sequências distintas com textos informativos. Quem ouvia o programa,aprendia bastante e de maneira correta sobre Rock and Roll. Hoje tem muita gente falando bobagens sobre rock, nas rádios e na internet.

Rockmania: E a audiência?

Adevaldo Fonseca: Excelente,recebíamos ligações não só dos ouvintes de Belém,mas também de  cidades vizinhas. Os Especiais que fazíamos era uma verdadeira loucura.O telefone do estúdio da rádio não parava de tocar.


Rockmania: Quando você e o Laredo Neto voltam ao rádio?

Adevaldo Fonseca:No dia em que os engravatados do rádio perceberem que Rock and Roll dá audiência e não basta somente ter um programinha  na grade,que dure uma hora tocando coisas super manjadas e colocar uma vinhetinha ridícula anunciando:"Somente o essencial".

Rockmania:Me fale de sua banda, o Aeroblues.

Adevaldo Fonseca: Foi um projeto formado por três garotos e um cinquentão.Você acha que poderia dar certo?
Ensaiávamos todos os finais de semana,já tínhamos inclusive algumas canções autorais prontas.Uma delas se chama"Movido a alcoholl e rock n' roll". Chegamos a gravar um CD demo repleto de blues e hard rock,o que na realidade representava o som da banda.

Rockmania:Há chences do Aeroblues voltar?

Adevaldo Fonseca: É provável,eu e o meu filho Rodrigo que é o baixista,estamos nos mexendo pra   isso,e agora o retorno vai ser pra valer!.

Rockmania:Só pra encerrar,o que você diria aos leitores do Blog Rocakmania?

Adevaldo Fonseca:Ouçam a Free Classic Rock,procurem ouvir sempre as bandas antigas,elas representam o legítimo rock and roll.


Ops:Entrevista concedida ao blog Rockmania em 16/10/2010

A web rádio Free Classic Rock,encerrou suas transmissões($$)



O Aeroblues retornou as atividades recentemente

Adevaldo Fonseca tem um blog farto de informações sobre rock n' roll:wwwsomtres.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"