terça-feira, 29 de outubro de 2013

ROCK,A HISTÓRIA: O Rhythm & Blues

O nome já diz tudo:Rhythm & Blues é o blues rural eletrificado(electric blues) com marcação cadenciada,tendo se firmado somente na década de 30 após os afro descendentes terem migrados das  plantações de tabaco e algodão,para às grandes capitais dos Estados Unidos. O Gênero teve nas big bands,suas maiores impulsoras,tendo Jerry Wexler,crítico da revista Billboard,o responsável direto pela rotulação Rhythm & Blues ou simplesmente R&B.Com o passar dos anos Wexler viria a tornar-se um grande produtor de discos desta nova linha da música negra trazida pelo africanos.Alguns dos primeiros nomes do R&B ou do Blues Elétrico(para que não se crie confusão),são:Elmore James,Willie Dixon,Louis Jordan,Howlin Wolf,Bill Dogget,Muddy Waters,Big Joe Turner,John Lee Hooker,e Fats Domino(este com tendências mais rockeiras).Em uma certa ocasião,o Disc Jockey(DJ) Alan Freed,ouviu uma canção de Big Joe Turner e decidiu que divulgaria o novo rítmo entre os ouvintes brancos do seu programa de rádio,dando-lhe o nome de Rock and Roll,entretanto  já existia um mercado de R&B bastante apreciado pelos garotos branquelos,graças às investidas do cantor caipira Hank Williams(criador de jambalaya),que vinha fazendo muitíssimo bem a fusão do Blues com o Country Western comtribuindo para o aparecimento do Rockabilly.Com o passar dos anos a influência do R&B foi se espalhando e conquistando novos sectários:B.B.King,Ruth Brown,Etta James,Johnny Otis, e tantos outros.Foi o R&B tambem o responsável direto por outras vertentes:Godspell e a Soul Music.Isso ficou evidente quando Ahmet Ertegun-um grande empreendedor da indústria fonográfica descobridor de Ray Charles e criador da Atlantic Records-criou o selo Stax,revelando nomes de peso:Otis Redding,Rufus Thomas,Sam & Dave,Steve Crooper,Wilson Picketti,Al Jackson Jr,Albert King,Booker T. & The M.G.'s,Booker Jones,Carla Thomas,Eddie Floyd,Delaney & Bonnie,Isaac Hayes,e Johnny Taylor.

O Rhythm & Blues e suas várias vertentes:

CHICAGO BLUES:

Criado a partir da adesão da guitarra elétrica,piano,guitarra baixo e bateria(notadamente a base do que nos abituamos a chamar de rock and roll). O estilo foi desenvolvido em consequência da saída dos negros pobres que viviam em plantações,para cidades mais desenvolvidas.

Alguns representantes:

Elmore James
Freddie King
B.B. King(Não é irmão nem de Freddie nem de Albert King)
Jimmy Rodgers
Junior Wells
Bo Diddley(Com tendência mais rockeira)
Muddy Waters
Sony Boy Williamson
Billy Boy Arnold
J.J.Cale
Mike Bloomfield
Paul Buterfield
Buddy Guy
Johnny Winter e Edgar Winter

DELTA BLUES:


Original da região do Mississippi(é o meu estilo preferido),se estendendo até Memphis.é tocado a base de guitarra,baixo,beteria e muita harmônica.

Alguns representantes:

John Lee Hooker
Skip James
Pinetop Perkins
Bukka White
Blind William Johnson
Artur Crudup
Howlin' Wolf
Little Water

BOOGIE WOOGIE:


Rhythm &Blues(ou blues como queiram)com compasso acelerado.Era bastante popular nos anos 30 e 40.O gênio John Lee Hooker foi o seu maior representante.O cantor e guitarrista costumava bater forte com o pé direito no assoalho,enquanto tocava suas canções.

FOLK BLUES:

Plangores ecoavam durante a noite nos campos de algodão do sul dos estados unidos.Eram os escravos brotanto seus sentimentos acompanhados de violões,e é justamente a partir desse momento que o nome blues começa a ser pronunciado.

Algns representantes:

Robert Johnson
Leadbelly
Big Bill Broonzy
Blind Boy Fuller
Kokomo Arnold
Tommy Johnson
Blind Blake

BLUEGRESS:
Mais uma fusão do blues com o country,mas desta vez com a inclusão de instrumentos como o banjo,
o mandolin,o violino e o dobro.surgiu nos anos 40.

BLUES BRITÂNICO:
O gênero invadiu a Inglaterra no início dos anos sessenta,influenciando o blues rock,e o hard rock.
Maiores representantes:
Alex Corner
John Mayall
Peter Green
Fleetwood Mac(fase Peter Green)
Bluesbreakers
Graham Bond
Ten Years After
Led Zeppelin
The Rolling Stones
The Animals
Eric Clapton
The Yardbirds
Savoy Brown
Cream
Stan Webb
Rod Steawart
George Fame
Spencer Davis Group

SOUL ANOS 60/70:MOTOWN

Marvin Gaye
The Suprems
Steve Wonder
Diana Ross
Jackson Five
The commodors

SOUL BRANCO:

Averege White Band
Hare Earth
Boz Scaggs
The Four Seasons
Hall And Oates

FUNK POP:

Prince
Michael Jackson
Tine Turner
Berry White
Disco Music

OUTROS NOMES:

Rufus
Chaka Kan
Earth Wind & Fire
Herold Melvins & The Blues Notes
Archie Bells & The Drells
Ike & Tina
Graham Central Station
The Temptations
Parliamant Funkadelic

HIP HOP:

Curtis Blow
Run DMC

O Rhythm & Blues continua vivo e influenciando novos representantes:
Joe Bonamassa,Eric Sardinas e Bo Ramsay.Então meu caro,quando alguém lhe perguntar o que significa Rhythm & Blues ou simplesmente Blues,responda apenas,é o pai do rock and roll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário