TESOURO ENCONTRADO: Holland - The Beach Boys(O disco em que Brian Wilson não foi necessário)

Pet Sounds(1966) até hoje é considerado a obra máxima dos Beach Boys. No entanto, Holland lançado em Janeiro de 1973,mostrou que o grupo se mantinha antenado,mesmo com os dessabores de Smile o disco perdido. Após passarem uma curtíssima temporada em Amsterdam,onde foram calorosamente recebidos,os Beach Boys resolveram retornar à capital da Holanda para algumas gravações.Tal ideia partiu do então empresário Jack Rieley,que de imediato percebeu a falta de um bom estúdio. Os que realmente ofereciam qualidade à altura da banda,estavam todos ocupados. A solução foi a construção de um estúdio móvel,providenciado pelo engenheiro Steve Motiff que montou tudo em Los Angeles e mandou para Amsterdam. O gênio pirado Brian Wilson que embarcou nessa contra a vontade,contribuiu pouquíssimo para a conclusão do LP. Coube aos irmãos de Brian:Carl e Dennis Wilson junto à Alan Jardine,Mike Love e os amigos Blondie Chaplin e Rick Fataar,conduzirem a missão de deixar essa maravilha concluída. Com Brian praticamente limado,o disco pouco lembra os Beach Boys de gravações anteriores."Sail On Sailor" que abre o lado "A",se tornou o grande hitsingle,chegando ao 79º posto da Billboard. "California Saga" é uma mini suíte dividida em três partes com os temas:Big Sur/The Beakes Of Eagles/California,composta por Mike Love(primo dos irmãos Wilson) e Al Jardine,como uma clara referência à terra natal dos rapazes. Ainda completa este lado a faixa"Steamboat". O lado"B" inicia com "The Trade" composição somente de Carl Wilson,narrando o massacre dos índios norte americanos,é outro grande sucesso e fez parte do lado "B" do single "Sail On Sailor",em seguida a progressiva "Leaving This Town",a romântica "Only With You", e "Funky Pretty" fechando tudo. Como já era de se esperar,Brian Wilson apareceu com "Mt.Vernon And Fairway Theme",uma historinha infantil narrada pelo próprio,com instrumental de fundo o qual Brian gravou sozinho. O restante da banda não aprovou a composição,mas diante da insistência de seu autor,ela foi lançada num compacto que vinha encartado ao LP.
Holland,marca o final da fase mais experimental desse grande nome do rock'n'roll,e nem é preciso explicar o título do álbum.


Lançamento:Janeiro de 1973
Produtor:The Beach Boys
Selo:Brother(USA)-Reprise(UK)

Notas:O álbum chegou à 36ª posição da Billboard."Sail On Sailor",foi lançada em single junto com "The Trader",alcançando o 79º posto,retornado novamente ao chart em 1975 acampando o 49º lugar.
Em formato digital,existe uma versão dupla trazendo um EP como bonus contendo as músicas:"I'm The Pied Piper(Instrumental)","Better Get Back In Bed","Magic Transistor Radio","I'm The Pied Piper","Radio King Dom",além de "Mt.Vernon And Fairway Theme". Acredito que tais composições na época não aproveitadas pertençam à Brian Wilson.

No Brasil o disco foi lançado pela Reprise,atualmente fora de catálago. Em CD nem passou perto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"