CLASSIC BOOTLEGS:YES-Live At Madison Square Garden 1980

Formato: CD Duplo

Áudio: Audience Remastered Recording

Turnê: "Drama Tour 1980"

Disco Divulgado: "Drama"

Período: 28/08/1980 à 18/12/1980


Paises Percorridos: Grã-Bretanha,Estados Unidos e Canadá

No início de 1980,o Yes foi para Paris começar os trabalhos do novo disco. Os executivos da Atlantic Records estavam pressionando e interferindo em demasia para que esse álbum tivesse a produção de Roy Thomas Baker. Squire,White e Howe,pretendiam fazer algo que desviasse um pouco o som característico do grupo,algo pesado sem soar heavy ou hard rock. Por outro lado,Jon Anderson e Rick Wakeman eram contra essa mudança,e quando tiveram certeza da convicção dos companheiros,pediram às contas e se mandaram.  Anderson saiu primeiro,e Wakeman fêz o mesmo uma semana depois declarando à todos que o Yes era invisível sem Jon Anderson. os três membros remanescentes iniciaram à fase de produção e ensaio das canções que fariam parte do LP "Drama". Chris Squire chegou até cogitar em assumir os vocais solo(ele canta muito bém),mantendo a banda como um trio. De retorno à Londres,eles foram para o estúdio registrar algumas gravações quando perceberam que no estúdio 02  ao lado, a dupla "The Buggles"também gravava seu segundo disco. Chris Squire não acreditou no que estava ouvindo,os Buggles-Trevor Horn(Vocais),e Geoff Downes(Tecladista)-se encaixavam perfeitamente ao Yes,principalmente na nova proposta musical,sendo os substitutos perfeitos de Jon Anderson e Rick Wakeman respectivamente. Quando o baixista os convidou para os primeiros ensaios,ficou surpreso ao perceber que Trevor Horn possuía em alguns momentos,o mesmo timpre de vóz de Anderson. Tudo resolvido dentro do esperado por Chris Squire,Steve Howe e Alan White,o Yes lança "Drama"(um álbum que particularmente eu adoro)em  18/08/1980 e retira-se em turnê com uma excelente receptividade nos Estados Unidos com dois concertos seguidos no "Madison Square Garden"sempre lotado. No entando os shows realizados na Inglaterra,não foram nada acolhedores. Os fãs Britânicos não aceitaram com entusiasmo a presença do novo vocalista,e no inicio de 1981,Trevor Horn bastante pressionado resolveu largar o Yes no exato momento em que Steve Howe e Geoff Downes também saem se transferindo para o Asia. Com praticamente quatro meses de duração, a "Drama Tour",foi uma das mais curtas temporadas de shows do Yes,com a maioria das apresentações sendo realizadas entre os Norte Americanos. A prova disso é justamente esse Bootleg mostrando um dos dois concertos realizados no lendário "Madison Square Garden" no dia 06 de Setembro de 1980. Apesar da indiferença dos Ingleses,"Drama" o disco,e a tour são excelentes. Trevor Horn manda com categoria os clássicos do Yes. É claro que o lugar de Jon Anderson continua insubstituível.

Formação do Yes na época:

Chris Squire:Bass/Vocals
Steve Howe:Guitars/Vocals
Alan White:Drums
Trevor Horn:Lead Vocals/Mandolin
Geoff Downes:Keyboards

Notas: Geoff Downes retornou ao Yes no ano passado,saiu para reformar o Asia,e está de retorno novamente junto com Steve howe. Por enquanto,não se tem notícias confirmando a volta de Jon Anderson. Pelo que sabemos,Jon Davison continua como vocalista do Yes.

Trevor Horn,hoje se dedica à produção de discos e shows na Inglaterra.

**Final da primeira parte das turnês do Yes contada atravéz dos Bootlegs. Em breve sem precisar datas,a segunda parte partindo do disco "90125"(1984),até os dias de hoje.


PP





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"