CLASSIC BOOTLEGS:YES-YES IN TOKYO,1973

Formato:CD Duplo
Áudio:Audience Remastered
Turnê:Close To The Edge Tour
Álbum Divulgado: Close To The Edge
Período: 30/09/72 à 22/04/73



Em setembro de 1972,"Close To The Edge" a obra mais bem elaborada do Yes chega às lojas. A contribuição de Rick Wakeman,levou o grupo a elaborar e executar peças cada vêz maiores e mais complexas,"Close To The Edge" é o melhor exemplo disso. No início da excursão que promoveu o LP,a banda perdeu o baterista Bill Bruford,convocado por Robert Fripp para integrar a novíssima formação
do King Crimson. O problema foi contornado de imediato pelo guitarrista Steve Howe que chamou o jovem Alan White na época com 22 anos,e trazendo na bagagem a experiência de ter tocado com a Plastic Ono Band(John Lennon) e o Ginger Baker Air Force(do baterista Ginger Baker ex Cream). Alan White aprendeu todo o repertório que eles vinham utilizando nos palcos em apenas dois dias,em seguida se manda com a banda para a continuação da Close To The Edge Tour com passagens pela Europa,E.U.A e Japão. E foi exatamente em Tokyo que este Bootleg foi gravado. O Yes cumpriu uma temporada de cinco dias entre os Japoneses com apresentações realizadas na capital Nipônica e em Osaka. "Yes In Tokyo" nos apresenta um belo concerto do grupo Britânico realizado no Teatro Koseinenkin Kaikan em 08/03/73 ou seja,o início da turnê Japonesa que encerraria no dia 12,com o grupo retornando ao Reino Unido,fechando a digressão em casa com shows aclamadíssimos por público e crítica.

Formação do Yes na época:

Jon Anderson:Vocals,Tambourine
Chris Squire:Bass,Vocals
Steve Howe:Electric & Acoustic Guitars,Mandolin,Vocals
Rick Wakeman:Keyboards
Bill Bruford:Drums(somente nos primeiros dias da turnê)
Alan White:Drums

Nota: Foi a partir de "Close To The Edge" que o Yes trocaria sua logomarca,passando a usar a mais famosa delas:As três letras entrelaçadas,criação do artista plástico Roger Dean,que desde o álbum anterior(Fragile),passaria à assinar todas as capas dos discos da banda por um longo período.

No Próximo capítulo: A turnê de "Tales From Topographic Oceans" e a primeira saída de Rick Wakeman







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"