CLASSIC BOOTLEGS: Led Zeppelin as The New Yardbirds - At The Marquee'68

Formato:
CD Simples
Áudio:
Broadcast Radio


Em setembro de 1968,Jimmy Page realiza na sua casa em Londres, os primeiros ensaios com Plant,Jones,e Bonham. A primeira canção que eles tocaram juntos foi "Train kept A Rollin'(Bradshaw,Kay,& Mann),e o entrosamento entre os músicos foi tão perfeito que o vocalista Robert Plant chegou a comentar: "A partir dos primeiros acordes,as coisas ocorreram extraordinariamente bem,ninguem poderia deixar de gostar,o som era maravilhoso". Três semanas depois o Led Zeppelin estava definitivamente formado. Por razões contratuais,tiveram que cumprir as datas pendentes dos Yardbirds, e os quatro foram para Copenhague/Dinamarca usando o nome The New Yardbirds. Ficaram por lá exatos dez dias,realizaram mais alguns shows em Stockholm e retornaram  à capital inglesa para algumas apresentações no Marquee Club. A estreia da banda como Led Zeppelin já havia ocorrido em Surrey(U.K) na Universidade local,porém os shows no Marquee eles ainda realizaram como The New Yardbirds. Quanto ao nome Led Zeppelin ter sido de autoria do baterista Keith Moon,há controvérsias: Certa vêz o saudoso baixista do The Who John Entwistle,reivindicou para sí a autoria do nome Lead Zeppelin(grafado com a letra - a -). No entanto,Jimmy Page sempre afirmou que Keith Moon foi quem lhe outorgou o sortudo nome. querem sabar a história? ei-la: John Entwistle contava que em várias ocasiões ele e Keith Moon pensaram seriamente em abandonar o The Who,pois já estavam fartos do absolutismo estabelecido por Roger Daltrey e Pete Townshend. Numa ocasião, Entwistle e Moon estavam em Nova Iorque,sentados numa mesa de bar junto ao motorista Richard Cole,os dois começaram a imaginar alguns nomes para um possível grupo que ambos desejavam formar. John Entwistle rabiscou num pedaço de papel Lead Zeppelin,e nesse mesmo momento falou ao amigo Moon sobre a ideia para a capa do primeiro disco(Um dirigível despencando em chamas). Passado algum tempo depois desse encontro,Richard Cole(o motorista),passou a trabalhar com o empresário Peter Grant,então presumiu-se que Cole tenha repassado para Jimmy Page os planos de John Entwistle.
Page: "Bom...para ser exato a história da capa é falsa,a criação foi minha.Quanto ao nome da banda.....Keith Moon era muito amigo nosso,e foi ele pessoalmente que me passou o nome,costumava lhe agradecer por isso,sempre. Talvez John Entwistle tenha escolhido a denominação e comentado com Keith Moon". A letra "a" foi propositalmente excluída(Lead/Led),por sugestão de Peter Grant,para facilitar na pronúncia.
No que se refere a este bootleg,ele foi gravado em dois momentos distintos:Primeiro,uma apresentação em Stockholm no Tivolli Gardens em 20 de Setembro de 1969,a segunda aconteceu no Marquee em londres no dia 08 de Outobro do mesmo ano.

Nota: Richard Cole se tornaria o gerente de turnês do Led Zeppelin até o final da banda,era também o cara responsável em descolar as groupies e outras cositas mais(se é que vocês me entendem).

Próximo seguimento: O primeiro Show do Led Zeppelin no Reino Unido(Surrey)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"