ROCK,A HISTÓRIA: POWER POP

Badfinger
O termo power pop foi usado ainda nos anos sessenta para identificar o trabalho de artistas que se identificavam com às paradas. No início da década seguinte,grupos como "Badfinger","Big star","Raspberris","Longdancer",
"Crabby Appleton","America","The Knack","Nick Lowe","The Rubinoos", e "Flamin' Groovies" dentre outros,foram chamados como power pop pela crítica especializada. Todavia foi exatamente com os três primeiros aqui listados,que o título mais se encaixou.
A música desses conjuntos soava popular(mainstream) no melhor sentido da palavra,assim como os Beatles(um dos inventores do power pop) são vistos até hoje. Nos anos oitenta o rótulo foi muito bém representado por bandas e artistas solo como "R.E.M","Soul Asylum","Teenage Fan Club","The Replacements"(menos o primeiro disco),e "The Church","The Romantics","Marshall Crensaw","The Hoodoo Gurus","The Bangles","The DB's" e "The Smithereens". Em 1992 com o aparecimento do Gin Blossoms lançando o CD "New Miserable Express",o estilo foi repaginado e fortalecido ao mesmo tempo,abrindo espaço para dezenas de novíssimas promessas:"The Orange Humble Band","Jelly Fish","The Grays","Matthew Sweet","Ride","The Posies","The Lemonheads","Velocity Girl","The Long Winter","Big Bang","Gas Giant","Miracle Brath","Weezer" e "Fountains Of Wayne",todas embebidas na fonte dos criadores do estilo,e que os novos críticos costumam chamar de collage band por se fazerem assíduas frequentadoras das rádios universitárias. Bom,pouco importa como eles chamam o gênero,o lance aqui é power pop mesmo,e de altíssima qualidade.
Gin Blossoms

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"