OS HERDEIROS DE JIMI HENDRIX

Hansen,Travers & Trower
Jimi Hendrix se vivo fosse,por certo estaria orgulhoso ao perceber que exerceu influência para uma geração de guitarristas emergidos após a sua morte. Existem casos em que tais músicos chegaram a encarnar o próprio ídolo. Para que vocês possam ter uma ideia,o Inglês Robin Trower(Foto) no início de sua carreira solo(ele pertencia ao prcol harum),dizia que enquanto estava tocando,sentia o espírito de Hendrix vagar pelo palco(eu hein..). listamos 10 nomes respeitáveis de usuários das seis cordas que de uma certa forma ou de outra,tiveram ou ainda tem algo em comum com o mestre,não somente na maneira de tocar,mas também de compor,na formação de suas respectivas bandas(sempre power trios),e até a afinidade com a Fender Stratocaster branca.

Peter Kaukonen: Peter é norte americano e irmão de Jorma Kaukonen(Jefferson Airplane e Hot Tuna).
Peter lançou um discaço em 1972 chamado "Black Kangaroo"

Walter Rossi:Não se engane, esse sujeito não é Brasileiro e nem canta brega. Esse Rossi aí é Italiano mas criou-se em Québec no canadá.Gravou dois excelentes discos nos anos setenta:"Walter Rossi(1976), e "Six String Nine Lives"(1978)

Frank Marino: Este é legítimo do Canadá,e tinha um poderoso power trio chamado Mahogany Rush.Entre 1976 e 1979,o Frank Marino & Mahogany Rush lançou sete ótimos discos,dentre estes um live com uma versão matadora para Purple Haze de Jimi Hendrix.

Robin Trower: Guitarrista Britânico começou no lendário Procol Harum onde ficou até 1971. Nos anos setenta,Trower montou um excelente power trio com uma fortíssima semelhança com o Jimi Hendrix Experience.Álbuns como "Bridges Of Sighs","For Earth Below","Live" e "Misty Long Day",são obrigatórios em qualquer discoteca rockeira.

Ulrich Roth:(Uli Jon Roth) deixou o Scorpions em 1978 para formar o Electric Sun. Os discos "Earthquak"(79) e "Fire Wind"(80),provam que o guitarrista tomou a dacisão acertada.

Eddie Hazel:(1950-1992) Eddie fez parte do combo "Funkadelic/Parliament,e era um fanático por Hendrix. Por outro lado a recíproca era verdadeira,Jimi Hendrix era admirador de Hazel.Procurem ouvir o solo em Margot Brain no disco do mesmo nome de 1971 do Fankadelic. Hazel gravaou um único e ótimo disco em 1977:"Game,Dames And Guitar Thangs".

Patt Travers: Mais um Canadense(Toronto).Travers também é viciado em power trios,já participou de vários tributos à jimi Hendrix.Ao lado de Mick Rogers,lançou um disco ao vivo tocando somente as músicas do saudoso guitarrista:"Patt Travers & Mick Rogers:The Jimi Hendrix Experience".

Eric Gales: Este aqui é da "nova" safra. Quando Gales nasceu(Memphis USA),Jimi Hendrix estava completando quatro anos de falecido.O garoto começou a despertar interesse por Jimi ainda na adolescência. No final dos anos oitenta formou seu primeiro power trio(The Eric Gales Band) e em 1991,lançou um excelente homônimo álbum. Atualmente com 39 anos Eric Gales,está mais voltado para o Jazz.

Vernon Reid: Fundador do grupo norte americano Living Colour,Vernon que é Britânico,tem uma pegada funkeira poderosíssima,acredito que ara justamente isso que Jimi Hendrix faria a partir de seu ajuntamento com Billy Cox(baixo) e Buddy Miles(bateria) no Band Of Gypsys. Vernon Raid é um dos melhores na geração de guitarristas surgidos nos anos oitenta.

Randy Hansen: este é um caso a parte. Hansen não somente toca igual a Jimi Hendrix como se caracteriza como tal. Se realmente a reencarnação existe entre os homens,Hendrix reencarnou em Hansen.Brincadeiras de lado,esse guitarrista de Seattle(olha a coincidência)toca bastante,é muito bom. "Good Intentions" seu disco de 2003 é uma paulada,e é claro não poderiam faltar as devidas homenagens ao mestre:"Isabella","Are You Experience?",e "Little Wing".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"