domingo, 29 de julho de 2012

ÁLBUNS CLÁSSICOS:LONDON CALLING - THE CLASH

O Contrabaixo que Paul Simonon aparece quebrando na capa do disco London Calling
ÁLBUM: London Calling
LANÇAMENTO: Dezembro de 1979
SELO: Epic
PRODUTOR: Guy Stevens
ESTÚDIO: Wessex Studios

O The Clash e o Sex Pistols,foram os maiores nomes do Punk Rock produzido na Inglaterra,com uma pequena mais notável diferença. O grupo do guitarrista Joe Strummer,mostrava uma progressão à cada álbum,enquanto Johnny Rotten e sua turma,desmantelavam. London Calling disco duplo oficialmente lançado em 14 de Dezembro de 1979,é o terceiro e mais bem polido do The Clash. Nele,Joe Strummer e Mick Jones,resolveram escancarar de vez,as influências da banda. Fica claríssimo que além do Rock and Roll,o The Clash flertou também com reggae,dub,ska,rockabilly,soul e jazz,como se fossem ingredientes desse verdadeiro caldeirão sonoro. Em 1979, a Inglaterra passava por sérios broblemas sociais,aproveitando toda essa situação,Joe Strummer,abria o bocão e não livrava a cara de ninguém,até a Espanha foi alvo de críticas na música "Spanish Bombs". Enquanto isso,o lado regueiro da banda,fica à cargo do baixista Paul Simonon frequentador assíduo do Brixton-Bairro Londrino-enchendo a cara de ganja junto com os amigos Jamaicanos. London Calling é desse jeito,Punk Rock Politizado(London Calling),Rock And Roll(Revolution Rock),Rockabilly(Brand New Cadillac),e Jazz(The Right Profile), e isso tudo ainda duplicaria no álbum seguinte apropriadamente chamado de "Sandinista". London Calling,simplesmente um álbum perfeiro,por isso eleito como clássico.

Notas:
London Calling chegou ao top 10 entre os mais vendidos no Reino Unido. O Single com a música título,alcançou a vigésima posição na Inglaterra e ficou entre as 10 primeiras nos EUA.

Esse disco do The Clash,é considerado até hoje,um dos 500 melhores álbuns de rock do mundo.

O layout da capa,é uma homenagem à Elvis Presley,em seu primeiro disco.

A foto da capa de autoria de Pennie Smith,mostra Paul Simonon,destruindo seu contrabaixo,golpeando o instrumento contra o assoalho do palco do The Palladium em Nova York. Esse contrabaixo,um Jazz Fender Precision,estava até bem pouco tempo em exposição no Rock And Roll Of Fame em Cleveland.

Nenhum comentário:

Postar um comentário