ÁLBUNS CLÁSSICOS:LONDON CALLING - THE CLASH

O Contrabaixo que Paul Simonon aparece quebrando na capa do disco London Calling
ÁLBUM: London Calling
LANÇAMENTO: Dezembro de 1979
SELO: Epic
PRODUTOR: Guy Stevens
ESTÚDIO: Wessex Studios

O The Clash e o Sex Pistols,foram os maiores nomes do Punk Rock produzido na Inglaterra,com uma pequena mais notável diferença. O grupo do guitarrista Joe Strummer,mostrava uma progressão à cada álbum,enquanto Johnny Rotten e sua turma,desmantelavam. London Calling disco duplo oficialmente lançado em 14 de Dezembro de 1979,é o terceiro e mais bem polido do The Clash. Nele,Joe Strummer e Mick Jones,resolveram escancarar de vez,as influências da banda. Fica claríssimo que além do Rock and Roll,o The Clash flertou também com reggae,dub,ska,rockabilly,soul e jazz,como se fossem ingredientes desse verdadeiro caldeirão sonoro. Em 1979, a Inglaterra passava por sérios broblemas sociais,aproveitando toda essa situação,Joe Strummer,abria o bocão e não livrava a cara de ninguém,até a Espanha foi alvo de críticas na música "Spanish Bombs". Enquanto isso,o lado regueiro da banda,fica à cargo do baixista Paul Simonon frequentador assíduo do Brixton-Bairro Londrino-enchendo a cara de ganja junto com os amigos Jamaicanos. London Calling é desse jeito,Punk Rock Politizado(London Calling),Rock And Roll(Revolution Rock),Rockabilly(Brand New Cadillac),e Jazz(The Right Profile), e isso tudo ainda duplicaria no álbum seguinte apropriadamente chamado de "Sandinista". London Calling,simplesmente um álbum perfeiro,por isso eleito como clássico.

Notas:
London Calling chegou ao top 10 entre os mais vendidos no Reino Unido. O Single com a música título,alcançou a vigésima posição na Inglaterra e ficou entre as 10 primeiras nos EUA.

Esse disco do The Clash,é considerado até hoje,um dos 500 melhores álbuns de rock do mundo.

O layout da capa,é uma homenagem à Elvis Presley,em seu primeiro disco.

A foto da capa de autoria de Pennie Smith,mostra Paul Simonon,destruindo seu contrabaixo,golpeando o instrumento contra o assoalho do palco do The Palladium em Nova York. Esse contrabaixo,um Jazz Fender Precision,estava até bem pouco tempo em exposição no Rock And Roll Of Fame em Cleveland.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"