LENDAS DO ROCK: BBM-BRUCE,BAKER,MOORE,OU SERIA UM NOVO CREAM?

Capa de "Around The Next Dream" com Baker puxando um fumo


Por volta de 1993,o baixista Jack Bruce,tentou a todo custo reunir o  lendário Cream. Mancomunado com o baterista Ginger Baker,Bruce fez o convite para Eric Clapton que colocou uma condição. Clapton sugeriu que essa reunião, fosse chamada de Eric Clapton & Cream para que ele pudesse ter total controle sobre o trabalho. Jack Bruce,olhou firme nos olhos de Clapton,mandou o guitarrista se foder,e convocou o Irlandês Gary Moore,conhecido por sua colaboração com o Thin Lizzy,e seu estilo voltado para o hard rock e heavy metal. Surgia o BBM(Bruce,Baker,Moore). Passam algum tempo compondo e ensaiando,principalmente as músicas que Moore ainda não conhecia,fazem algumas pequenas apresentações na Alemanha,Escócia,e retornam à Londres onde assinam contrato com a Virgin Records. No início de 1994,lançam "Around The Next Dream",único CD oficial à registrar esse encontro de verdadeiras feras. O disco traz Ginger Baker posando na capa num combinado de anjo com degenerado no exato momento em que todo de preto,puxa um trago do seu cigarro favorito. É claro que nesse super grupo ou super power trio,ninguém tem tendência angelical,na realidade eles reencarnaram o som pesado do Cream em canções onde o combustivel principal é o R&B. Nos concertos,clássicos imortalizados pelo Cream foram recriados com Bruce,Baker e Moore dando show em seus respectivos instrumentos.
Ao convocar Ginger Baker,começamos a ensaiar de imediato com um guitarrista improvisado,e tudo foi muito claro,a velha química de antes,ainda existia,declarou Bruce após o final da banda. O baixista ainda comentou que entendeu perfeitamente o lado de Eric Clapton,todos nós temos nossas concessões admitiu,e foi mais longe em suas declarações.  O Bruce,Baker,Moore, serviu também para mostrar à essa garotada como se faz rock 'n' roll com guitarra,baixo e bateria sem precisar de sintetizadores ou então ficar gritando diante de um microfone. Bruce encerrou brilhantemente o discurso,afirmando que no Cream, o grande lance era o improviso,uma palavra que segundo ele estva(e continua)fora de moda. Nenhum de nós tinha a intenção de tocar nos palcos,as mesmas versões das músicas registradas nos discos(realmente assim era o Cream). O BBA,durou pouquíssimo tempo(encerrou suas atividades em Julho de 1994). Um disco apenas,algumas turnês pela europa,e nada mais que isso. Em compensação,esses caras-dois deles já setentões,Ginger Baker por coincidência faz aniversário hoje 19/08-provaram que rock 'n' roll de verdade,é feito quando se tem competência para tal. Com o desmembramento do BBA,Jack Bruce e Ginger Baker,retornaram às suas bandas de jazzrock. Gary Moore,passou a gravar discos voltados para o blues,vindo a falecer em Málaga na espanha no dia 06/02/2011,vítima de um suposto ataque cardiáco.

Nota: O Cream com sua formação original(dessa vez Eric Clapton aceitou o convite),reuniu-se em 2005 para uma série de shows no magestoso Royal Albert Hall Theatre. Por sinal local onde o trio fez seu concerto de despadida em 1969,o inesquecível "The Farewell Concert".

Discografia do BBA
Around The Next Dream - 1994/Virgin
Where In The World - 1994/Virgin(trata-se de um EP)
Bootlegs
Barrowlands - 1994 (Duplo ao vivo em Glasgow)
Live At Rockpalast - Novembro de 1993

Formação:
Jack Bruce: Baixo e Vocais
Ginger Baker: Bateria
Gary Moore: Guitarra e Vocais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"