ROCK,A HISTÓRIA: O ROCK ARGENTINO DOS ANOS SETENTA

Contra Capa do Primeiro Álbum do La Máquina de Hacer Pájaros
Lá pelos idos de 1975/1976 época em que passava uma boa parte do meu tempo enfiado em lojas ou barracas de discos usados(Sebos)à procura de raridades,me deparei com um LP novinho em folha(amostra Invendável)ostentando uma bela capa dígna de um Roger Dean(Desenhista de várias capas do Yes)e com uma logomarca muito bém elaborada e um título em espanhol. "Los Delirio del Mariscal" era o tal título,e a logo era do grupo Crucis. Depois de pagar uma mixaria pelo disco,me mandei pra casa ansioso para ouvir aquela novidade. Ao colocar o álbum no meu toca discos,a piração foi total. Rock progressivo elaboradíssimo e da melhor qualidade. Mas de onde vinha essa banda cantando em castelhano? me perguntava sôfrego por respostas. Pesquisei nos meus alfarrabos e descobri que o Crucis era da Argentina,sendo mais satisfatório ainda ter descoberto que,naqueles maravilhosos anos setenta,existiam várias outras bandas também famosas na terra de Carlos Gardel,e ao contrário da nossa soberania no futebol,eles davam de goleada no nosso rock 4/4. Recentemente ouvindo os cd's do Crucis,me veio a idéia de falar um pouco mais sobre o rock portenho,citando dez conjuntos setentistas que mais se destacaram no cenário roqueiro dos nossos hermanos.

*SUI GENERIS: Formado por Charly Garcia-um dos mais importantes nomes do rock Argentino-No início,eram cinco integrantes,depois passou para um duo folk,formado apenas por Garcia e Nito Mestre.
Disco Recomendado: Pequeñas Anécdotas Sobre Las Instituciones - 1974/Microfón


*El Reloj: O Deep Purple e o Uriah Heep,são as principais influências desse grupo. Deixaram somente dois homônimos discos gravados 1975/1976. Retornaram em 1983,pararam e voltaram novamente nos anos noventa. O último álbum deles é de 2011.
Disco Recomendado: El Reloj - 1976/RCA


*PAPPO: Norberto "Pappo" Napolitado,outro grande nome e um dos melhores guitarristas do rock portenho. Lançou vários discos denominados "Pappo's Blues" além de participar das bandas "Los Gatos"-"Los Abuelos De La Nada" - "Aeroblus" e "Riff". O cara era vidrado em Jimi Hendrix,Rory Gallagher e B.B.King. Pappo faleceu no dia 25 de Fevereiro de 2005,vítima de um gravíssimo acidente de moto exatamente como aconteceu com outro de seus ídolos,"Duane Allman" fundador do The Allman Brothers Band.
Disco Recomendado: Pappo's Blues Vol  I - 1971/Music Hall


*AEROBLUS: Uma das minhas preferidas,o Aeroblus é o power trio mais autêntico da América Latina,e contava na sua formação com: Pappo(Guitarras e vocal),Alejandro Medina(Baixo) e o Brasileiro Castello Júnior(Bateria). Júnior já havia tocado antes com o Made In Brazil,e foi co-fundador junto com Arnaldo Baptista(Ex Os Mutantes)do Patrulha do Espaço. Gravou apenas um disco.
Disco Recomendado: Aeroblus - 1977/Phillips


*TANTOR: Banda de jazz rock no estilo Soft Machine. Sua formação original contava com: Héctor Starc(Guitarra),Rodolfo Garcia(Bateria),Carlos Rufino(Baixo),e Babu Cerviño(Teclados). Essa turma gravou apenas dois discos:Tantor - 1979 e Mágico Y Natural - 1982.
Disco Recomendado: Tantor - 1979


*VOX DEI: Um dos pioneiros do rock progressivo na Argentina. O álbum de 1971 "La Biblia" é considerado até hoje,seu melhor trabalho. Com o passar dos anos,o Vox Dei,foi se tornando uma banda de blues. A formação original do grupo era: Willy Quiroga(Baixo,Vocal),Rubén Basoalto(Bateria),Ricardo Soulê(Guitarra,Vocal) e Juan Carlos Godoy(Guitar). O último álbum gravado por eles foi em 2011(Vox Dei En Vivo).
Disco Recomendado:  La Biblia - 1971/Disc Jockey


*PORSUIGIECO: Banda de folk rock formada em 1975 por Raul Porchetto(Guitarra acústica e vocal),Charly Garcia(Guitarra Acústica,teclados e Vocal),Nito Mestre(Guitarra Acústica,Flauta e Vocal),Leon Gieco(Harmônica,Guitarra acústica e Vocal) e Maria Rosa Yorio(Backing Vocal). Tendo o Fairport Convention como inspiração,o Porsuigieco gravou somente um autointitulado álbum.
Disco Recomendado: Porsuigieco - 1976/Music Hall


*LA MÁQUINA DE HACER PÁJAROS:  Depois de deixar o Sui generis,Charly Garcia se juntou ao grupo folk Porsuigieco,sendo o rock progressivo do Yes,Emerson Lake And Palmer,Genesis e o estiloso Steely Dan,as grandes paixões do músico naquela época. Influenciado por tais grupos,Charly Garcia montou o La Máquina De Hacer Pájaros. O som dos caras era tão sinfônico,que eles contavam com dois tecladistas,sendo um deles,o próprio Garcia. Os outros integrantes eram: Carlos Cutais(teclados),Óscar Moro(bateria),Gustavo Bazterrica(Guitarra,Vocal),e José Luis Fernández(Baixo). Gravaram dois álbuns. La Máquina de Hacer Pájaros - 1976 e Peliculas - 1977.
Disco Recomendado: La Máquina de Hacer Pájaros - 1976/Microfón


*RIFF: Mais uma criação do Pappo. Formado no comecinho dos oitenta,o Riff foi um dos maiores representantes do Heavy metal Argentino. Além de Pappo(Guitarra),o Riff contava também com: Hector "Boff" Serafine(Guitarra,Vocal),Vitico(baixo), e Óscar Moro(Bateria,Ex La Máquina De Hacer Pájeros). No início das atividades,fizeram parte da banda os irmãos,Michael e Danny Peyronel. Danny que é tecladista,chegou à tocar no UFO.
Disco Recomendado: Riff VII - 1985/CBS


*CRUCIS: Agrupado em 1973,o Crucis tinha na sua formação Gustavo Montezano(Baixo,Vocal),Pino Marrone(Guitarra,Vocal),Gonzalo Farrugia(Bateria) e Anibal Kerpel(Teclados). O grupo lançou seu primeiro disco em 1975,deixando cláras as intenções da banda praticando um som escolado em Focus,ELP,Genesis,e Yes. Em 1976,eles lançaram o hoje considerado clássico "Los Delirios del Mariscal",inclusive com edição Brasileira da RCA.
Disco Recomendado: Los Delirio Del Mariscal - 1976/RCA Victor


Nota: Outro grande nome do Rock Argentino nos anos Setenta,foi o Guitarrista Luis Alberto Spinetta,idealizador de vários grupos vangurdistas com Pescado Rabioso.Almendra,e Invisible.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"