TESOURO ENCONTRADO: WARHORSE - RED SEA/1972

A história do Warhorse começa em 1969,quando o baixista Nick Simper foi demitido do Deep Purple para que Roger Glover assumisse o seu posto. Mediante um estranho acordo entre Simper,John Lord(1941-2012),Ritchie Blackmore e Ian Paice,ficou acertado que o baixista destituído abriria mão dos royalties que tinha direito pela participação nos tres primeiros discos do Deep Purple,em troca de alguns equipamentos usados. No dia seguinte Simper com a anuência de todos, encostou uma pick up em frente ao porão onde estava guardada toda a parafernália do Purple e saiu de lá com alguns amplificadores,um kit de bateria da Ludwig,e um velho orgão hammond. Simper encontrou Blackmore, e jurou ao ex colega que montaria uma banda tão boa quando a dele,e montou. Com a adesão dos novos amigos Jed Peck(Guitarra),Ashley Holt(Vocais)Malcolm Poole(Bateria),Frank Wilson(Orgão e Piano),Simper montou o Warhorse. A semelhança com o Deep Purple não poderia ser evitada. O primeiro álbum que tem o nome da banda,lançado em 1970,realmente trai qualquer um desavisado. Mas "Red Sea",já mostra o Warhorse com identidade própria,fazendo um rock pesado onde os teclados-aí sim chega a lembrar o Deep Purple- servem de guia,nas introduções,nos solos e durante o andamento de cada faixa. "Red Sea",foi lançado originalmente em 1972,pela vertigo,(lembro perfeitamente daquele selo com desenhos em círculos que nos fazia ficar com tontura enquanto olhávamos o LP girando no toca-disco). Logo na primeira faixa que tem o mesmo nome do álbum,você é pego de surpresa com a introdução de viradas de caixa;um baixão super potente que aguarda a entrada do intro solo do guitarrista, e o excelente vocal de Ashley Holt,isso tudo com o hammond cortando os espaços. Na sequência vem "Back In Time","Confident But Wrong",um rockão a base de piano fender rhodes, e a genial "Sybilla" que inicia com levadas de baixo,bumbo e caixa e mais uma vez o orgão hammond fazendo às honras numa cadência entrosadíssima. O álbum ainda conta com "Mouthpiece"(onde o baterista Malcolm Poole mostra serviço), e encerra com "I(Who Have Nothing)". Infelizmente o warhorse encerrou a carreira depois de "Red Sea". Quanto a Nick Simper,nada se soube mais desse grande baixista,mas pelo manos ele cumpriu a promessa que havia feito à Ritchie Blackmore. Formou uma boa banda,que por certo teria ficado famosa tanto quanto o Deep Purple.

"Red Sea" foi lançado em formato digital a partir de 1990,com algumas edições especiais trazendo vários bonus. Disponivel nos seguintes mercados: Inglês,Italiano e Japones.

O álbum foi lançado no Brasil,e chegou a fazer a cabeça da moçada(inclusive a minha). A edição nacional era"pasmem" idêntica à Inglesa,com capa dupla e o selo original da Vertigo.

Não se tem certeza se Nick Simper se arrependeu de ter abdicado os royalties dos tres primeiros discos do Deep Purple(que hoje valem uma fortuna),em troca dos equipamentos usados.

Os rostos dos integrantes do warhorse na capa do disco imitando uma carranca,chega a lembrar a arte gráfica do álbum Fireball do Deep Purple,lançado um ano antes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"