ROCK,A HISTÓRIA: Bob Dylan e The Beatles,o primeiro encontro regado a marijuana.

No Comecinho dos anos sessenta,equanto Bob Dylan era admirado por intelectuais e jovens silenciosos devidamente a atentos à cada palavra do músico em seus shows,os Beatlemaniácos lotavam teatros,ginásios e até estádios gritando sem parar durante toda apresentação. Em 1964,isso mudaria quando John.Paul,George e Ringo,passaram à ouvir direto os discos do cantor norte americano. "Ficamos totalmente chapados quando começamos a ouvir os discos de Bob Dylan ",diria Lennon anos depois. Dylan tinha alguns amigos que não viam com bons olhos,a música pop até então que o quarteto de Liverpool vinha praticando. No entanto o trovador sabia que algo de muito importante estava acontecendo. Dylan já profetizava que a união do folk com o rock seria inevitável quando ouviu pela primeira vêz "The House Of The Rising Sun" com os The Animals. A partir dessa surpresa,ele comprou de imediato algumas guitarras elétricas começando a pratica-las sem parar. Voltando ao ponto de partida,os Beatles voltaram para a América em pleno verão de 1964. Como tinham apresentação mercada para Nova York,acabaram se hospedando no famoso Delmonico Hotel,e por influência de um crítico musical-amigo de John Lennon-chamado All Arnowitz,os Beatles finalmente conheceram Bob Dylan no dia 28 de Agosto de 1964. Na ocasião,Dylan apresentou a maconha para o quarteto e juntos racharam a mesma marijuana por alguns minutos. A influência de Bob Dylan sobre os Beatles foi muito além disso. John Lennon afirmaria novamente: "Falei pra ele que achava às letras das músicas,um mero complemento,não me ligava muito em letras". Bob Dylan me chamou num canto da sala e me deu um puxão de orelha dizendo o seguinte: "Preste atenção nas palavras cara,escreva o que você sente!". Os Beatle retornaram novamente à Inglaterra e Lennon não tirava da cabeça a frase que Bob Dyla havia lhe dito. Durante a fase de composição para a trilha de "Help", os conselhos de Mr.Zimmerman foram levados a sério em canções como: "I'm Loser"contendo harmonias bém Dylanesca além da balada "You've Got To Hide Your Love Away". Essa transferência folk foi abreviada para o disco Ruber Soul,com bastante passagens acústicas e repleto de espírito inventivo,trazendo letras interessantes como em "Nowhere Man",e "Norwegian Wood" descrita à maneira Dylan,nessa última,não se tem certeza se Lennon relatava um caso amoroso ou se referia à maconha. John lennon,falaria à respeito novament:"Ficávamos paranoicos à cada disco novo de Bob Dylan,não estávamos certos se conseguiríamos fazer algo parecido". Depois disso,a influência mútua entres eles passou a ser  uma constante,foi por causa dos Beatles que Bob Dylan colocou as mãos na guitarra elétrica. Agora o mais importante nesse encontro,foi que o velho trovador mostrou ao fab four que eles poderiam fazer o que bém entendessem, e da maneira desejada.


Nota: Os Byrds uniram,o folk de Bob Dylan com a textura pop dos Beatles,depois que assistiram o filme "A Hard Day's Night",gravando em seguida "Mr.Tambourine Man" do padrinho Dylan.

A música "The House Of The Rising Sun"(Famosa com o grupo Inglês The Animals),é uma canção folk tradicional,gravada também por Bob Dylan em seu primeiro álbum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"