ROCK,A HISTÓRIA: Pet Sounds X Sgt.Pepper's

Posso até estar sendo repetitivo,mas essa é uma história que ainda guarda algum mistério.Teria os Beatles realmente invejado o trabalho mais famoso dos Beach Boys?

Acredito que não tratou-se de inveja,mas sim uma sensação de ter sido superado pelos irmãos Wilson.Nos idos de 1965,o quarteto de Liverpool,havia lançado um pequeno fragmento do experimentalismo,o disco "Rubber Soul". Quando o gênio e lider do grupo Norte  Americano The Beach Boys,Brian Wilson ouviu o LP,percebeu que estava diante de um grande desafio. Cada faixa do álbum dos Beatles era artisticamente perfeita e incitante.Após o impácto sofrido,Brian começou a criar uma obra que superasse tudo aquilo que tinha ouvido. Foram horas e mais horas,isolado dentro de seu estúdio particular,concebendo novas ideias.rabiscando e registrando tudo. Harmonias vocais gravadas dezenas de vezes,arranjos orquestrais fabulosos com várias seções de cordas,sopros,instrumentos atípicos para uma banda de rock na época,canções emendadas uma na outra,enfim,nesse requinte todo foi concebido "Pet Sounds" que chegou às lojas no dia 16 de Maio de 1966. Ao adquirir uma cópia,foi a vêz de Paul McCartney se impressionar com as loucuras sonoras do maluco Brian. McCartney simplesmente ouvia o disco dos Beach Boys sem parar,ele vivia tocando o vinil tanto para John Lennon quanto para o maestro e produtor George Martin,e foi justamente num desses momentos que Paul fêz a famosa pergunta à Martin:"Conseguiríamos fazer um trabalho tão bom assim?"No que o sábio produtor respondeu: Podemos fazer melhor que isso,e faremos. Quando "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" foi lançado em 01 de Julho de 1967,Brian Wilson pirou novamente,só que naquele momento,Brian percebeu que o fab four,havia conseguido superar em tudo a genialidade dos Beach Boys e isso o deixou irritado,espavorido,deprimido e se sentindo derrotado. Essa maluquice toda,fêz com que o músico abandonasse de imediato às sessões de gravação do álbum "Smile",o sucessor de "Pet Sounds". O aborto repentino transformou tal projeto num dos mais famosos discos de rock inacabados ao lado de "lifehouse" do The who. As edições piratas e especiais lançadas no decorrer dos anos,apontam que "Smile" seria realmente uma grande obra,uma das músicas mais conhecidas desse período é "Good Vibration". A grande conclusão que se tira dessa história toda é que Brian Wilson na ocasião,se sentia onipotente e acabou ignorando que entre os álbuns dos Beatles "Rubber Soul" e "Sgt Pepper's",Paul,John,George e Ringo,haviam produzido o fenomenal "Revolver",a pedra fundamental para a revolução de tudo aquilo que vinha sendo realizado. Sem dúvida,essa é uma narrativa já tantas vezes contada,mas que ainda omite fatos que explique com clareza,porque o cabeça pensante dos Beach Boys que saiu na frente de Lennon e McCartney com "Pet Sounds",acabou perdendo a competição para o trabalho mais bem acabado da discografia pop mundial.

Paul McCartney e Brian Wilson

Comentários

  1. Sensacional! Imagine o Smile lançado na época! Deus... Seria algo maravilhoso! Uma pena, uma pena mesmo o que ocorreu com Brian, seria sem dúvida um combustível para maiores e melhores composições dos Beatles. Brian e Paul eram formidáveis! Totalmente a frente de seu tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIC BOOTLEG: Rita Lee & Tutti Frutti-Ao Vivo,Belo Horizonte 1974

LENDAS DO ROCK: FOGHAT

A verdadeira história da parte instrumental que completa uma das canções mais famosas de Eric Clapton: "Layla"