sexta-feira, 30 de novembro de 2012

TOP TEN: 10 Discos de blues que você tem que ter

* Play The Blues: Buddy Guy & Junior Wells
"Men Of Manys" é o grande destaque desse álbum que traz a união perfeita da guitarra de Guy com a harmônica de Wells.

*Live In Winterland 1968: Janis Joplin & Big Brother & The Holding Company
A maior cantora branca de blues,botando fogo no pequeno Winterland em Frisco."Ball And Chain","Summertime" e "Down On Me",são os destaques do álbum.

*Hooker & Heat: John Lee Hooker e Canned Heat
Tudo que o velho hooker fêz questão nesse encontro,foi somente de algumas garrafas de chivas. Ao lado do rei do boogie,os caras do Canned Heat foram somente acompanhantes.

*Howlin'Wolf:The London Sessions
Nos anos sessenta,era comum feras do blues americano cruzarem o atlântico e participarem de verdadeiras jams com jovens músicos Ingleses.Com o velho lobo não foi diferente. Eric Clapton,Steve Winwood,Charlie Watts,e Billy Wyman,tocam nesse álbum acompanhando Howlin'Wolf.

*B.B.King:Live In Cook Country Jail
Existe lugar melhor para tocar blues do que uma penitenciária?
B.B. King fêz isso e mexeu com  o sentimento dos detentos e de suas mulheres tocando releituras de "How Can You Get","30'Clock Blues" e "Sweet Sixteen".

*Blues Brakers: John Mayall With Eric Clapton
Eric Clapton largou os Yardbirds com o propósito de se juntar à John Mayall nos Blues Breakers,resultado:
um álbum histórico,o inicio daquilo que o guitarrista faria posteriormente no Cream.

*Johnny Winter And: Live
O albino mais negro que conheço,em grande fase e ao vivo detonando pérolas do blues:"Meantown Blues" e
"It's My Own Fault" emocionam.Com ele, um jovem e promissor guitarrista chamado Rick Derringer.

*Muddy Waters: Hard Again
Johnny Winter e uma turma da pesada, levaram Waters para o estúdio da Columbia e numa tacada só gravaram esse clássico que abre com uma releitura porrada de "Manish Boy".

*Freddie King: Getting Ready
Este é o blueseiro mais rockeiro que eu conheço. Sua banda era composta de guitarra,baixo,bateria e orgão hammond,no melhor estilo Grand Funk Railroad. Esse disco de 1971,contém o hard rock "Going Down",regrevado por algumas bandas famosas.

*Roy Buchanan: Live Stock
Roy e sua Telecaster num show sem igual no Town Hall em New York no ano de 1974."Reelin' And Rockin'","Roy's Bluz","Can I Change My Mind","Further On Up The Road" e as versões para "Down By The River(Neil Young),"Hey Joe" e "Fox Lady"(Jimi Hendrix),fazem deste,um dos melhores discos ao vivo do rock and roll e do blues.

*Steve Ray Vaughan: Texas Flood
Steve Ray Vaughan foi o legítimo representante do blues nos anos oitenta.Em "Texas Flood" que tem produção do lendário John Hammond,o guitarrista mostrou como imortalizar o gênero.


Nota:Acabei selecionando 11 discos,poderia selecionar muitos outros,mas a seção pede somente 10,excedi em um à mais.Mas valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário